TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escravidão Moderna

Monografias: Escravidão Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

O termo escravidão significa segundo pesquisa “escravidão (denominada também escravismo, escravagismo e escravatura1 ) é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino."

E falar sobre este tema nos trás um pensamento de passado, o que existia antigamente um problema já superado, mas a trágica realidade é que lamentavelmente este fato é verídico ainda em nosso presente e está muito mais presente do que pensamos.

Em relação a escravidão na atualida temos o trecho abaixo; com base em nossos conhecimentos prévios e o texto citado, faça uma breve reflexão sobre o tema e responda o questionário a seguir por gentileza.

No Ocidente, as pessoas aprendem na escola que a escravidão

foi abolida há muito tempo, mas, infelizmente, existem mais escravos agora do que nunca", diz Alan Whittaker, porta-voz da Internacional Anti-escravidão, grupo sediado em Londres e fundado em 1839 para combater o tráfico de escravos da África. "Os escravos de hoje não são amarrados por correntes de ferro, mas por dívidas e exploração", disse Whittaker.

(WALLACE, Charles. Escravidão mostra novaface no século

XX. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 18 ago. 1991, p. 30.)

1) Você acredita que ainda existem escravos

( ) SIM ( ) NÃO

2) Você conhece o significado da expressão “escravismo moderno” ?

( ) SIM ( ) NÃO

3) Você concorda com a ideia de que a mentalidade capitalista alimenta a perda de princípios e patrocina o trabalho escravo ainda existente?

( ) SIM ( ) NÃO

4) Considera a legislação vigente e as medidas de fiscalização do governo realmente eficientes?

( ) SIM ( ) NÃO

5) Acha que Brasil está em um patamar o qual tem como prioridade nas metas eliminar o trabalho escravo de nossa sociedade?

( ) SIM ( ) NÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com