TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esmalteria

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.815 Palavras (16 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

A indústria da beleza tem grande potencial de crescimento e lucratividade, o Brasil (8,6%) é o terceiro maior consumidor do mercado da beleza e estética, ficando atrás dos Estados Unidos (15,6%) e Japão (10,1%). Nos últimos 19 anos o crescimento médio foi próximo a 10% ao ano, em quanto o PIB do país cresce a 2,8% a.a. e 1,9% a.a. da indústria geral. Em 1996 o “Ex-Factory”, faturamento liquido de imposto sobre vendas, de R$4,9 bilhões para R$43,2 bilhões em 2014 (ABIHPEC, 2014).

Destacam-se alguns fatores importantes que contribuíram para o crescimento do setor:

A modernização e inovação tecnológicas das indústrias, maior investimento em marketing.

O aumento da renda das classes D e E, tornando possível acesso aos produtos do setor.

A chamada nova classe C que começam a adquirir produtos de maior valor.

A expectativa de vida aumentando faz com que as pessoas tenham necessidade de manter a aparência.

A cidade de Barretos se encaixa perfeitamente no cenário, o crescimento é visível, possuindo uma grande densidade de empresas relacionada à beleza e estética.

APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Com base nos estudos feitos no desenvolvimento do cenário, decidimos abrir a esmalteria na cidade de Barretos, segundo o IBGE 2015, com cerca de 119.243 habitantes, localizada a 428 Km, da capital do Estado de São Paulo.

Buscamos inovação no atendimento relacionado às unhas e uma experiência que possa ir alem do tradicional, mais moderna possível. Oferecendo serviços de qualidade e flexibilidade nos horários de atendimento. Como o tempo é um fator determinante na sociedade moderna, chegamos à conclusão que o serviço de esmalteria localizada no North Shopping Barretos trará viabilidade e facilida aos clientes. Os serviços serão destinados a homens e mulheres, nao havendo distinçao de idade.

1 ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS

1.1 - A RELAÇÃO ENTRE A EMPRESA E A CULTURA

A empresa Espaço Vip Esmalteria, não oferece apenas trabalho e emprego e um bom serviço, mas também elementos e fundamentos para a construção de identidades e aspectos sociais, levando em conta que o Brasil apresenta atualmente um dos maiores índices de pessoas sucessivas ao risco, ou seja, a cultura administrativa local e nacional preza por um bom relacionamento dentro e fora da empresa gerando assim uma longa permanência de seus contribuintes, o que garante o sucesso da organização associado ao bem estar do funcionário que faz parte da organização.

É difícil dar uma definição que seja absolutamente satisfatória de cultura. Kroeber, um dos mestres da antropologia americana, levantou mais de cinquenta. Propomos esta: a cultura é o conjunto de comportamentos, saberes e saber- fazer característico de um grupo humano ou de uma sociedade dada, sendo essas atividades adquiridas através de um processo de aprendizagem e transmitidas ao conjunto de seus membros. (LAPLANTINE, 1988, pág. 120)

No processo de empresa e cultura, a Espaço Vip Esmalteria, desde o plano de construção tem como objetivo, o bom relacionamento e afetividade dentro da organização e após muitos estudos há uma convicção que um serviço de Esmalteria voltado para serviços flexíveis e de qualidade, com profissionais especializados em cada tipo de cliente, e principalmente a satisfação por estarmos executando serviços eficientes e utilizando os melhores produtos do mercado, algo que é fundamental para se ter um feedback positivo dos clientes.

2 ECONOMIA

2.1 Principais indicadores econômicos da cidade

Barretos está situada na Região Administrativa-RA no norte do estado de São Paulo, formada por 19 municipios que ocupam 3,3% do territorio paulista. A populaçao de barretos esta estimada em 119.243 habitantes, em uma área de 1.566,161 km² com o bioma cerrado e mata atlântica.

2.1 FIGURAS - INDICADORES ECONÔMICOS

Despesas e receitas orçamentárias

Variável Barretos São Paulo Brasil

Receitas 412.004 131.612.342 461.146.647

Despesas 365.304 118.500.293 412.501.044

Fonte: IBGE, 2009

Produto Interno Bruto (Valor Adicionado)

Fonte: IBGE, 2009

Evolução Populacional

Fonte: IBGE, 2010

Piramide Etária

Fonte: IBGE: Censo Demográfico 2010

Renda domiciliar per capita

Fonte: ministério da saúde- DATASUS

2.2 PESQUISA DE MERCADO

De acordo com pesquisa elaborada pela empresa Espaço Vip Esmalteria, constatou que tem uma grande fatia de mercado a ser explorada. A entrevista foi feita em mulheres de idades destintas.

GRÁFICO 2.2.1 Pesquisa de mercado

Fonte: Elaboração própria

A localizaçao constitui fator relevante para suçesso do emprendimento, durante a pesquisa ficou comprovada a preferencia por locais de facil acesso.

GRÁFICO 2.2.2 Pesquisa de mercado

Fonte: Elaboração própria

Na análise, 40% das mulheres que responderam a nossa pesquisa tem idade entre 16 e 25 anos e 30% tem idade entre 26 e 44 anos, comprovando o publico alvo que vamos atender.

GRÁFICO 2.2.3 Pesquisa de mercado

Fonte: Elaboração própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com