TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaços Publicos

Trabalho acadêmico: Espaços Publicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Introdução......................................................................................................4

2. Espaços Públicos.........................................................................................4

2.1 Conceito.....................................................................................................4

2.2 Os espaços públicos no cenário atual...........................................................4

3. Belo Horizonte X Espaços públicos................................................................5

3.1 Espaços e equipamentos de Lazer – Planalto............................................5

4. Centro Cultural Lagoa do Nado......................................................................7

5. Conclusão....................................................................................................9

6. Bibliografia..................................................................................................10

1. Introdução

O espaço público possui uma grande importância para as cidades. Sua função além de proporcionar o lazer, também é de garantir a inclusão de usuários com diferentes restrições. É um espaço que é comum para todos, onde são desenvolvidas atividades coletivas.

Os espaços livres públicos, quando na forma de praças e parques, constituem-se em ótimas alternativas para a vivência do lazer. O que vem acontecendo ultimamente, no entanto, é que muitos desses espaços não atendem aos gostos de seus usuários, tornando-se praças e parques ociosos.

Diante disso, buscamos informações, a partir da análise sócia espacial, da cidade de Belo Horizonte – MG, onde iremos ver seus principais espaços públicos.

Nessa perspectiva, o desenvolvimento dessa pesquisa justifica-se, fundamentalmente, por se traduzir em uma contribuição no âmbito urbano.

2 Espaços Públicos

2.1 Conceito

Espaços públicos são lugares de domínio e uso comum e que são geridos por instituições governamentais, sendo proibida sua utilização privada. O termo “espaço” tem orientação substancial, se refere a um lugar e é definido de forma jurídica.

Nos espaços públicos são desenvolvidas atividades coletivas, com convívio e trocas entres os grupos diversos existentes que compõem a sociedade. A formação de uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos está altamente relacionada a existência dos espaço públicos.

2.2 Os espaços públicos no cenário atual

É notável a presença de diversos espaços públicos. Mas nem sempre essa percepção, constatar a existência desses espaços, é suficiente. É necessário atentar-se à distribuição e à situação em que se encontram.

Outra questão a ser analisada é a acessibilidade. Esses espaços nem sempre são acessíveis a todas as limitações físicas da população. O estado físico e suas finalidades, também são importantes.

Atualmente, os espaços públicos, em sua maioria, são ignorados ou invisíveis. Além de que, quando bem planejados, não são voltados para a população, mas sim para o esteticismo, para a propaganda.

É nitidamente necessário rever o papel dos espaços públicos e essa análise deve partir da própria sociedade, absorvendo esses espaços como elementos constituintes de seu cotidiano e de sua história. Caso essa atenção não ocorra, haverá a tendência à interferência cada vez mais constante das relações capitalistas.

Quando existente, se bem planejados, quando continuamente tratados, e quando refletidos e discutidos com a sociedade local, buscando suas reais formas de vida, demonstrando seus interesses e suas expressões culturais, os espaços públicos podem melhorar em muito o mundo urbano que é, hoje em dia, tão turbulento e desigual.

3 Belo Horizonte X Espaços públicos

Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte possui excelentes espaços públicos que são, em sua maioria, seguros e conservados. Porém, eles nem sempre são acessíveis para todos. Muitas vezes são de acesso restrito para muitas pessoas e de uso limitado a quem mora em torno dos mesmos.

3.1 Espaços e equipamentos de Lazer – Planalto

Situado na região Norte de Belo Horizonte, o bairro Planalto conta com vários e amplos espaços e equipamentos de lazer.

Dispõe de estruturas como: praças, quadras, parques ecológicos e Centros Culturais, entre outros.

O CRAS, Centro de Referência da Assistência Social é um espaço que foi desenvolvido no Espaço BH Cidadania, que foca em trabalhar de forma preventiva nas situações de vulnerabilidade e risco social. Nesse espaço, que conta com bibliotecas, quadras, laboratórios de informática, assistência social e psicológica, espaços de ginástica e lazer, as famílias são acolhidas, acompanhadas de acordo com suas necessidades.

Classificado como um equipamento médio de polivalência dirigida, por ser maior e conseguir comportar um número maior de pessoas, o CRAS, atende, alternadamente, cerca de 5 mil famílias do bairro Planalto e do bairros adjacentes. Atende a todas as faixas etárias de idade.

Conta com conteúdos de interesse físico, artístico, intelectual e turístico.

Figura 1: Centro de Referência da Assistência Social - Planalto

Figura 2: Quadra Poliesportiva CRAS - Planalto

O Parque Fazenda Lagoa do Nado, também é situado nas fronteiras do bairro planalto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com