TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especialidade De Excursionismo Pedestre

Trabalho Escolar: Especialidade De Excursionismo Pedestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  4.538 Visualizações

Página 1 de 4

1. Explicar porque os pontos a baixo são considerados importantes durante uma caminhada:

a) Passada apropriada – Andar sempre em fila, um atrás do outro.

b) Velocidade -

c) Intervalo de descanso

d) Regras de comportamento

2. Explicar a importância dos cuidados com os pés. Qual a influência que a limpeza, unas cortadas e limpas, meias e calçados fazem?

Os pés, devido a se encontrarem expostos à umidade do solo, da lama, dos rios e banhados e mesmo da própria transpiração, devem receber cuidados especiais, a fim de prevenir doenças comuns que, no entanto podem vir a ter consequências graves.Os calçados devem ser bem ajustados, nem muito justos nem muito folgados, de preferência que seja um tênis bem confortável e que seja de uso constante. Convém manter sempre seco um par de calçados para muda. As meias precisam ser trocadas e lavadas diariamente. Deve-se também ter sempre à mão um par de meias secas para muda. É importante que as meias sejam de tamanho adequado, evitando-se assim que prendem a circulação no caso de serem muito justas, ou que fiquem com dobras, se forem muito folgadas.

Lavar e enxaguar completamente os pés principalmente entre os dedos, diariamente. Para diminuir os efeitos da transpiração, é aconselhável a utilização de pó antisséptico. Na impossibilidade de lavá-los diariamente, os pés devem ser descalçados e massageados para estimular a circulação. Se estiverem molhados deve ser secos, utilizando uma roupa de baixo usada e em seguida e em seguida deve-se trocar as meias por outras secas e limpas.

3. Qual o primeiros socorros que devem ser feitos em um pé com bolhas?

Use uma agulha esterilizada para furar a bolha (Apenas o suficiente para eliminar a água). Esterilize o local e aplique uma bandagem.

4. Fazer uma lista do vestuário e calçados apropriado para uma caminhada em clima frio e em clima quente.

a) Clima quente

- 2 camisas

- 1 bermudas

- 1 parte de tênis e meia

- roupa intima

- boné

b) Clima frio

- 1 camisa meia manga

- 1 camisa manga cumprida

- 1 calça

- 1 casaco

- 1 parte de tênis e 2 de meias

- roupa intima Calçados e meias: Procurar sempre os mais confortáveis com o seu pé, sempre levar meias, pois assim como os pés suam o ideal é seca-los e trocar as meias.

Caminhada tempo quente: Sempre roupas confortáveis, que não tirem o movimento do corpo, bermudas leves, camisas meia manga e boné.

Caminhada tempo frio: Um excursionista não pode “se encher” com roupa, qualquer coisa que atrapalhe o andamento da caminha deve ser revisto ideal usar roupas de mangas cumpridas, pois o corpo em movimento tende sempre a se esquentar, o importante é ter alguma roupa (quente) auxiliar, em local de fácil acesso, para o caso das paradas e descansos.

Tomar bastante cuidado com os pés, a maioria das pessoas tem frio originários dos pés gelados, pois estes estão sempre em contato com solo frio e úmido, procurar manter sempre aquecidos e secos, para facilitar que o corpo se esquente mais rápido.

Caminhas com tempos muitos rigorosos não são indicadas.

c) Clima chuvoso

5. Fazer uma lista de material necessário para uma caminhada em uma região silvestre para:

a) Caminhada de 24horas

b) Caminhada de 12horas

c) Caminhada de 6 horas

Roupas leves e confortáveis como, por exemplo, calças de ginástica, camisetas, shorts/bermudas, moletom para dias frios, (tecidos que favoreçam a transpiração, como algodão).

Mochila apropriada para caminhadas de tamanho suficiente para a atividade, bíblia, caderno e caneta, 1 muda de roupa, Toalha pequena, Cantil, 2 metros de lona plástica, Protetor Solar, Repelente p/ insetos, Boné ou chapéu, Capa de chuva, Documentos, fósforos, roupa de banho, colchonete, lençol, sacos para lixo, luva, tênis usado, lanterna.

6. Relacionar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com