TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tráfego de pedestres

Tese: Tráfego de pedestres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Tese  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA E CIÊNCIA DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA

CURSO TÉCNICO PÓS-MÉDIO DE ELETRÔNICA

Projeto Integrador II

Semáforo para Pedestres

1.

Objetivo

Cada equipe deverá montar um sistema de semáforo eletrônico para pedestres, com botoeiras para solicitar o fechamento do sinal para os carros e temporizadores que determinam o tempo de acionamento de cada lâmpada. Este projeto, assim como qualquer outro que seja implementado para conclusão do PI, contemplará os conteúdos das unidades estudadas no módulo 2 do Curso Técnico de Eletrônica do IF-SC.

2.

Desafio

Cada equipe deverá, em data definida no cronograma anexo, um sistema de semáforo eletrônico para pedestres, com sensores para solicitar o fechamento do sinal para os carros e temporizadores que determinam o tempo de acionamento de cada lâmpada, cumprindo os seguintes requisitos:

1.

Em cada lado da rua, deve estar posicionado um bloco sensor com funcionamento independente, instalado totalmente num único gabinete.

2.

O sistema inicia com o semáforo acionado em verde.

3.

O tempo mínimo do semáforo em verde é de 120 segundos.

4.

Cada vez que o sensor for ativado e o tempo mínimo em verde estiver satisfeito, a lâmpada 1 (que indica sinal verde) apagará, acionando lâmpada 2 (que indica sinal amarelo) por 10 segundos. Após este intervalo a lâmpada 3 (que indica sinal vermelho) será acionada por 60 segundos para que os pedestres possam fazer a travessia.

5.

Cada vez que o sensor for ativado e o tempo mínimo em verde não estiver satisfeito, um LED amarelo nos dois gabientes acende, indicando ao pedestre que a requisição foi recebida e será atendida quando o tempo em verde estiver satisfeito. Este LED permanece aceso até que a requisição seja atendida.

6.

Durante o tempo em vermelho, dois displays de sete segmentos farão uma contagem decrescente, de 60 a 1, avisando aos pedestres quanto tempo ainda está disponível. Este sistema também deve estar presente nos dois gabinetes.

7.

Durante o tempo em vermelho, um LED verde deve ser acionado e durante os ultimos 10 segundo, deve piscar a uma freqüência de aproximadamente 2 Hz.

8.

O acionamento dos elementos sinalização de potência deve ser feito exclusivamente com dispositivos semicondutores, não sendo permitido o uso de componentes eletromecânicos como relés, contatores, etc.

9.

Cada grupo deve providenciar uma maquete e dois gabinetes para a adequada instalação e operação do equipamento.

10.

A fonte de alimentação dos circuitos deverá ser projetada.

O desempenho do projeto será avaliado de acordo com a precisão da execução do projeto, uso adequado de componentes eletrônicos (sem exageros) e a qualidade do acabamento.

3.

Professores Orientadores

Tabela 1 - Professores orientadores para o PI do Módulo II.

Professor

1880231A

1880232A

Tópicos

André

André

Eletrônica analógica, sensores, outros.

Ingrid

Ingrid

Acionamento, outros.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA E CIÊNCIA DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA

CURSO TÉCNICO PÓS-MÉDIO DE ELETRÔNICA

Schilichting

Edson

Amplificadores operacionais, outros.

Leandro

Leandro

Lógica digital, outros.

4.

Equipes

As equipes, formadas conforme o quadro abaixo, serão compostas por no máximo 02 (dois) alunos e não poderão ser alteradas sem a concordância doe todos os professores orientadores. Cada aluno deve ser capaz de desenvolver todo o projeto individualmente.

5.

Avaliação

A avaliação do PI será feita de modo contínuo ao longo do semestre, enquanto os professores estarão participando das reuniões semanais. Uma pontuação é associada a cada tarefa, e será atribuída a cada componente das equipes, atendendo aos seguintes critérios de qualidade, conforme sejam aplicáveis.

Qualidade da documentação;

Qualidade/aspecto da montagem;

Conhecimento individual do projeto;

Organização e responsabilidade;

Funcionamento adequado.

5.1.

Pontuação

O limite máximo previsto para cada tarefa é apresentado na Tabela 3. As tarefas não serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com