TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio II

Pesquisas Acadêmicas: Estagio II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

MARIA IVONETE RODRIGUES GUSTAVO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

DO ENSINO MÉDIO

POSTO DA MATA

2009

MARIA IVONETE RODRIGUES GUSTAVO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

DO ENSINO MÉDIO

Relatório apresentado a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC/EaD como requisito parcial de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Geografia, disciplina do 5º Período Circuito 06, da UP de Posto da Mata/BA sob a orientação da Professora Licidalva Andrade.

POSTO DA MATA

2009

(...) “Se não posso, de um lado, estimular Sonhos impossíveis, não devo de outro lado negar a quem Sonha o direito de Sonhar”.

( Paulo Freire)

APRESENTAÇÃO

A prática educativa na formação docente é parte da trajetória acadêmica, a qual se torna uma exigência na relação teoria/prática, possibilitando um contato mais direto com a atividade educativa.

Foi possível efetuar essa prática abordando os conteúdos através de uma proposta dinâmica e interativa, levando em conta valores e conhecimentos trazidos pelos educandos a partir de situações vividas de forma que o aluno vai se construindo, ou construindo seus próprios conhecimentos através da mediação feita pelo professor, acontecendo assim uma interação entre ambos e fazendo com que o aluno perceba que o conhecimento científico é real e que acontece no seu dia- a- dia.

`` no conceito de educação a idéia de que o acontecer educativo corresponde à ação e ao resultado de um processo de formação dos sujeitos ao longo das idades para se tornarem adultos, pelo que adquirem capacidades e qualidades humanas para o enfrentamento de exigências postas por determinado contexto social ``LIBANÊO,(1998, p.65).

Ao ensinar geografia o professor deve possibilitar condições para a produção do conhecimento científico através de observações, possibilidades de intervenção, exercícios, criatividade e cidadania, orientando suas ações de forma consciente e democrática, considerando os conhecimentos prévios dos alunos e assim tornando a aprendizagem significativa, de modo que desperte nos alunos o gosto pela ciência e pela pesquisa.

A atitude do professor é sempre um referencial para os alunos, e muito importante desenvolver postura e valores, entre os seres humanos, o meio ambiente e o conhecimento. É pela via da pesquisa, da interação e da mediação que o professor se constitui. A escola tem o dever de garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos, para isso, ela planeja conjuntamente suas ações, defendendo sempre o interesse da maioria. Na escola o professor é autônomo e tem liberdade e confiança na regência de suas aulas, estabelece relações com o mundo social e contempla a diversidade cultural, a sala de aula é um lugar de encontros humano e dinâmico. Ensinar é influenciar para as mudanças de comportamento dos sujeitos envolvidos e essa influencia, é feita pela via da comunicação, segundo Vani Moreira Kanski, ”onde professores e alunos exploram as possibilidades pedagógicas das novas tecnologias para desenvolver os enigmas do conhecimento e para aprender.” Educadores e educandos são agentes de transformação, assim, um transforma o outro na relação ensino/aprendizagem e juntos por via do conhecimento, transformam a sociedade.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO

Nome: Colégio Estadual Eraldo Tinoco

Endereço: Rua Peruípe, 10 Bairro Fluminense

CEP: 45.928-000 Posto da Mata- BA

Fone: (73) 3209-1308

Ato de Criação: Portaria 6620

Diário oficial: 22 de agosto de 2001

Fundação: 22 de agosto de 2001

Autorização dos Cursos: 6584

Diretor: Joelza Amorim Lago

Vice-Diretora: Marlene da Costa Ramalho

Coordenação Pedagógica: Não atuante

Modalidades: Ensino Médio

Formação Geral: 1ª série, 2ª série e 3ª série

EJA I, II e III

Nº de Alunos por turno:

Matutino: 466

Vespertino: 121

Noturno: 405

A equipe para a realização dos trabalhos é composta de funcionários (as) assim distribuídos (as):

Nº DE FUNCIONÁRIOS (AS) CARGO EXERCIDO

03 Secretários

- Bibliotecários

05 Estagiários

26 Professores

02 Vigias

- Chefe de disciplina

06 Auxiliar de serviços gerais

Horário de funcionamento

Matutino: 07 às 11h30min

Vespertino: 13 às 17h20min

Noturno: 18h40min às 22h20min

Sua estrutura física é composta de:

DESCRIÇÃO QUANTIDADE

Banheiros 11

Biblioteca 01

Cantina 01

Cozinha 01

Laboratório de Ciências 01

Laboratório de informática 01

Quadra de esporte 01

Sala de coordenação 01

Sala de diretor 01

Sala de professores 01

Salas de aula 11

Secretaria 01

Recursos didáticos e pedagógicos oferecidos pela escola:

DESCRIÇÃO QUANTIDADE

Computadores 12 unidades

TV 29’’ 11 unidades

Data show 01 unidade

Retroprojetor 01 unidade

DVD 02 unidades

Microsister 01 unidade

Telefone fixo 01 unidade

Internet Assinatura

São educando de diversas classes sociais, diversas etnias, e diferentes credos. As condições físicas da escola podem ser consideradas boas, A escola procura desenvolver palestras, reuniões, atividade culturais, homenagens entre outros eventos com o objetivo de manter um bom relacionamento com a comunidade envolvendo a participação dos pais na vida escolar dos filhos.

O desempenho dos alunos deixa a desejar, pois o numero de faltas é muito grande. Outro fator que pode ser atribuído é que muitos desses alunos vão para a escola sem jantar trabalham em atividades estressantes e não se sentem motivados com o ensino. Falta-lhes sonho, desejo, auto-estima. O nível de conhecimento de alguns é baixo em razão das repetências e até das acelerações na formação do ensino fundamental, entretanto, existem educadores preocupados com o futuro dessa comunidade escolar.

Alunos, direção e corpo docente apresentam um bom relacionamento, professores mostram-se preocupados com a aprendizagem dos alunos e com seus hábitos e valores.

Nessa perspectiva o Estágio II foi realizado no período 06/05 à 18/06/2009, em uma turma da modalidade EJA I, II (Educação de Jovens e Adultos) que tem carga horária diferenciada com 04 aulas semanais.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

SONDAGEM

No dia 03/03/2009, visitei o Colégio Estadual Eraldo Tinoco para realização do estagio supervisionado II, levando a carta de apresentação para permissão dos trabalhos a serem realizados naquela instituição, onde entrevistamos a diretora Joelza Amorim Lago para levantamento dos dados sobre a instituição.

No dia 04/03/2009, tivemos acesso ao projeto político pedagógico da escola e ao planejamento da professora regente Ângela Sueli Morais da Silva para analisar e selecionar a série onde será realizado o estagio.

Retornei no dia 05/03/2009, para analisar o livro didático da serie escolhida (EJA I, II, B), para confrontar o seu sumário com os documentos de planejamento em análise.

No dia 06/03/2009, começamos o preenchimento do formulário de sondagem sobre a instituição.

PLANEJAMENTO

Do dia 12/03/ a 16/03/2009 começamos o levantamento dos recursos metodológicos para a elaboração dos procedimentos metodológicos a serem adotados para adaptação da oficina e construção do planejamento e do plano de ação. Foi um período em que buscamos vincular o aspecto teórico com os aspectos práticos de modo a possibilitar um bom resultado, e, sobretudo, assumir uma postura não só critica, mas também reflexiva da nossa prática educativa diante da realidade e a partir dela.

Para que possamos buscar uma educação de qualidade, o que é garantido em lei (LDB, nº 9394/96), o planejamento deve ser concebido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão. Pode-se afirmar que o planejamento do ensino é o ato de pensar, de forma reflexiva os problemas da educação escolar no processo ensino/aprendizagem.

Nesse contexto o planejamento de ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de planos de aula. Nesta perspectiva o planejamento é acima de tudo, uma atitude critica do educador diante de seu trabalho docente, pois envolve ações e situações, o tempo todo.

CO-PARTICIPAÇÃO

Em 06/05/2009 dei inicio a etapa de co-participação do estagio supervisionado II, no Colégio Estadual Eraldo Tinoco na sala do EJA I, II turma B turno noturno. A sala é composta por 56 alunos, mas só 45 são freqüentes.

Esse período de co-participação será de grande importância para o desenvolvimento de minhas potencialidades, e preparação para enfrentar qualquer desafio como profissional e como cidadã.

Neste primeiro momento a professora regente Ângela Sueli Morais da Silva apresentou - me a turma e iniciou a aula falando do espaço Brasileiro, explorando o assunto usando um mapa político do Brasil e todos os alunos participaram ativamente fazendo perguntas sobre o assunto trabalhado. A professora regente falou tão apaixonadamente do assunto que prendeu a atenção dos alunos favorecendo a participação de todos. E o que pude perceber.

Durante esse período de co-participação que iniciou no dia 06/05/2009 até 21/05/2009, participei assiduamente junto com a professora regente onde pude dar a minha colaboração.

REGÊNCIA

No dia 26/05/2009, assumi a sala do EJA B, no turno noturno para dar inicio a etapa de regência, muito preocupada, pois até então não tinha trabalhado com pessoas adultas, quero dizer, Ensino Médio, como já conhecia a turma no período de co-participação, fui recebida com bastante entusiasmo.

Iniciei a aula com uma dinâmica Entrevista Musical, todos participaram e gostaram muito que até pediram bis, em seguida falei sobre os objetivos para a disciplina e para o processo ensino aprendizagem, e como seriam trabalhadas as quatorze aulas. Apresentei o conteúdo a ser trabalhado durante a unidade, sendo o primeiro tópico Setores Econômicos todos participaram fazendo perguntas.

No dia seguinte dei continuidade ao conteúdo, e assim todos os assuntos planejados para esse período foi sendo passado com bastante clareza, realizou-se debates, atividades escritas, construção de cartazes, culminando com a apresentação dos trabalhos construídos pelos alunos.

No dia 18/06/2009, finalizamos a etapa de regência com a participação de todos os alunos com a apresentação da oficina e avaliação dos resultados obtidos.

O educador acima de tudo é um ser pensante que transforma a informação em conhecimento, investigando e refletindo sobre o que ensina e como deve ensinar.

É dentro dessa reflexão que o educador procura melhorar a sua maneira de ensinar, mostrando a importância dos saberes, no interior de sua prática docente, aperfeiçoando a metodologia e desenvolvendo seu raciocínio critico para a construção de suas metas.

Tenho a sensação que sou vitoriosa, por alcançar os objetivos traçados para este estágio supervisionados II.

E assim finalizei meu trabalho com a perspectiva de grandes conquistas para o meu crescimento profissional e pessoal.

CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES FINAIS

Ao realizar meu estágio, estava consciente desde o inicio que tinha uma missão muito importante a desempenhar, pois, após ter adquirido um embasamento teórico no Curso de licenciatura em Geografia tive um crescimento cognitivo em métodos e metodologia possibilitando a aplicação dos conteúdos da disciplina Geografia para o Ensino Médio, em sala de aula, dentro dos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais ressignificando a aprendizagem dos alunos e melhorando assim meu trabalho docente.

Sinto-me realizada após a conclusão do estágio, os objetivos traçados no planejamento e no plano de ação foram alcançados. O relacionamento entre professor e alunos foi muito bom, o que fez com que eu gostasse do trabalho que estava realizando me dando ânimo para continuar.

Acreditamos que o conhecimento é uma elaboração histórica que se estabiliza no tempo, e, constantemente, é recriada junto ás pessoas nas interações sociais, e que ensinar é mediar à produção de novos significados possibilitando ao aluno construir-se em sua incompletude.

Sabemos que misturamos a vida com a educação todos os dias, para saber, para fazer, para ser ou para conviver com a sociedade. Assim propomos realizar aulas de geografia buscando confrontar os saberes prévios dos estudantes em relação aos conceitos a serem desenvolvidos.

REFERÊNCIAS

DEMO, Pedro. A Nova LDB – Ranços e Avanços.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo, Brasil: Editora Paz e Terra 1997.

FUSARI, J.C. O papel do planejamento na formação do educador. São Paulo, SE/CENP, 1988.

LEITE, Lígia Silva, Tecnologia Educacional: Descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos: Didática. São Paulo Cortez 1991.

VASCONCELOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de ensino/aprendizagem e projeto pedagógico. 5. Ed. São Paulo

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Convite á viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO

2 DISCRISÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DE ESTÁGIO

2.1 SONDAGEM

2.2 PANEJAMENTO

2.3 CO – PARTICIPAÇÃO

2.4 REGÊNCIA

3 CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES FINAIS

4 REFERÊNCIAS

ANEXOS

ANEXO A Planejamento

ANEXO B Planilhas de freqüências

ANEXO C Avaliação do estagiário pelo professor regente

ANEXO D Plano de curso/ aula

ANEXO E planejamento II unidade

ANEXA F Dinâmica – Entrevista Musical

ANEXO G Textos e atividades trabalhados durante o estagio

ANEXO H Fotos

ATIVIDADES - 1

1ª Indique os fatores responsáveis pela transferência de fabricas dos países ricos para os países pobres?

2ª De acordo com o destino da produção como são calcificadas as indústrias?

3ª Cite as principais características das indústrias passadas?

4ª Classifique a indústria automobilística utilizando todos os critérios de classificação apresentados no texto?

5ª Cite a origem e as principais inovações, tipos de indústrias, fontes de energia e matéria- prima da:

a) Primeira Revolução Industrial

b) Segunda Revolução Industrial

c) Terceira Revolução Industrial

ATIVIDADE - 2

1) OBSERVE O MAPA PARA RESPOONDER AS QUESTÕES ABAIXO

a) Em qual hemisfério há mais regiões industriais?

b) Na America, quais são os países mais industrializados?

c) Enumere os países mais industrializados da Ásia?

d) Na America do Sul, quais os países apresentam regiões industriais de destaque?

e) Indique os países da África que tem uma região industrial entre as principais do mundo?

2) LEIA A FRASE PARA RESPONDER AS QUESTÕES

O desenvolvimento industrial foi acompanhado de profundas transformações tecnológicas, sociais e nas relações entre os seres humanos e a natureza.

a) Cite um exemplo do avanço tecnológico e outro de problema social relacionado à atividade industrial?

b) Cite um exemplo de danos provocado na natureza pela atividade industrial?

...

Baixar como  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »