TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Escola Municipal de Carlos Drummond de Andrade sobre Supervisão de Estágio II

Trabalho acadêmico: Relatório da Escola Municipal de Carlos Drummond de Andrade sobre Supervisão de Estágio II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.487 Palavras (10 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Gilson Miranda Ferreira

Relatório da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade do Estágio Supervisionado II

BELO HORIZONTE

JUNHO 2008

Gilson Miranda Ferreira

Relatório da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade do Estágio Supervisionado II

Trabalho final da disciplina de Estágio supervisionado II, 7º período do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira.

Orientador: Zélia de Lourdes Cunegundes.

BELO HORIZONTE

2008

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

2.1 Caracterizações da Escola...................................................................6

2.2 Referencial Teórico..............................................................................7

2.3 Metodologia..........................................................................................8

3. CONCLUSÃO............................................................................................9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................10

5. ANEXOS...................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório da disciplina “Prática de Ensino e Estágio Supervisionado II”, do curso de Educação Física, da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO – BH, teve como finalidade realizar a Observação, Co-regência e Regência, nas aulas de Educação Física, de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro do ano de 2008.

Este Relatório vem esclarecer e expor experiências relacionadas com observações e práticas realizadas como estagiário do Curso de Educação Física. O Estágio é o momento de aprendizado e que pode ser desenvolvido tanto na escola como em espaços de ensino não formal, sedimentando na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade.

Os principais objetivos desenvolvidos no estágio foram: unir teoria a prática, construir opiniões críticas e construtivas através das aulas, promoverem a harmonia e o ambiente saudável entre os alunos, vivenciar a prática e assim, situações de conflito que acontecem durante uma aula de Educação Física e vários outros.

O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória, requerendo para isso o cumprimento de determinadas exigências legais (Manual do Estágio Supervisionado).

O contato com os alunos, professores, diretor, coordenador pedagógico, secretaria e todos aqueles que fazem parte do quadro funcional foi de suma importância já que estes têm uma função primordial na escola para o desenvolvimento dos alunos e praticantes de atividade física regular; além de contribuir com a formação de cidadãos críticos, capazes de construir suas próprias opiniões.

É possível também vivenciar o que ocorre nas salas de aula e quais são as estratégias encontradas para melhor satisfazer os alunos e os profissionais na instituição de ensino.

Desta forma adquire-se experiência para formação profissional como Educador Físico.

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, as quintas e sextas feiras, com carga horária de cinco horas diárias. Dessa forma, buscou-se a inclusão e realização de tarefas voltadas para o contexto em que o aluno está inserido, de acordo com o modelo de Educação Física contido nos PCNs (Brasil, 1998, p.19) que tem como princípio básico a necessidade das atividades serem dirigidas a todos os alunos.

É importante lembrar que “a exclusão, discriminação e\ ou preconceito não se refere apenas ao abandono escolar, reflete-se em ações de todos os envolvidos no contexto educacional, mesmo que sem intenções, culpas ou clareza quanto a este processo” (Inclusão 1999).

A educação deve ser voltada para a integração de novos cidadãos nas relações políticas e no trabalho profissional, visando a sua conduta na sociedade e na vida atividade produtiva. Segundo a LDB 9394/ 96 “com uma Base Nacional Comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”, (Art. 26).

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com