TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Aplicada

Artigos Científicos: Estatistica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

5 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Segundo Chiavenato (2006) diz que o planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.

O Planejamento de Recursos Humanos atua na garantia de que a empresa possui a quantidade correta de mão-de-obra, sendo assim capaz de concluir as tarefas necessárias para a realização dos objetivos organizacionais.

Inicialmente faz-se uma análise de cargos para definir os mesmos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-los. Resumindo, é um processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos necessários para As informações coletadas permitem elaborar:

• Uma descrição do cargo por escrito, declarando o que o ocupante do cargo realiza, além de como e por que realiza;

• Uma especificação do cargo que formula o mínimo de conhecimento, aptidões e habilidades que um trabalhador precisa possuir para desempenhar o cargo com sucesso.

Esses documentos auxiliam os gerentes a recrutar e selecionar adequadamente os novos contratados. As necessidades de recursos humanos dependem dos objetivos e estratégias da organização e também da demanda pelos produtos ou serviços da organização e de seus níveis de produtividade. Depois de estimar a receita total, a administração pode estimar a quantidade e tipo de recursos humanos necessários para obter essa receita. Após avaliar as capacidades correntes e as necessidades futuras, a administração está em condições de estimar as carências e destacar áreas para as quais terá de alocar mais pessoal. Em seguida, é possível desenvolver um programa para adequar essas estimativas às previsões de suprimento futuro de mão-de-obra.

5.1 RECRUTAMENTO

Segundo (CHIAVENATO,2009,p.180) o recrutamento abastece o processo seletivo de candidatos adequados ao mesmo. Assim, os candidatos recrutados passam por uma entrevista de triagem para verificar se dispõem dos requisitos e qualificações mínimos anunciados pelos responsáveis pelo recrutamento. O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. Em muitas organizações, o inicio do processo de recrutamento depende da decisão de linha, ou seja, o órgão de recrutamento não tem autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida. O recrutamento é uma função Staff, suas providências dependem de uma decisão da linha que é oficializada através de uma espécie de ordem de serviço, denominada também de requisição de emprego, ou requisição de pessoal. Trata-se de um documento que deve ser assinado e preenchido pelo responsável que pretendo preencher uma vaga em seu departamento ou seção. O mercado de recursos humano apresenta fontes de recursos humanos diversificados que devem ser diagnosticadas e localizadas pela empresa que passa a influenciá-las, através de uma multiplicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com