TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica controle de qualidade

Tese: Estatistica controle de qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 2013/2

Estatística

Clodoelder Alves da Silva, RA: 402799.

Marcos Fernandes França Rodrigues, RA: 387878.

Estatística: Controle de Qualidade

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Estatística, do curso Ciências Contábeis, modalidade EAD, da Universidade Anhanguera UNIDERP, ministrada pela professora Ivonete Melo de Carvalho.

SÃO LUÍS – 25/07/2013

Relatório Geral

Estudo do Caso:

A equipe tem a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, onde estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg” (Na impossibilidade deste, e equipe utilizou embalagens de 250 g). Deverá ser escolhidos uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Lembrando que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas).

I - Resumo Teórico:

Segundo material indicado para esse trabalho, a Estatística seria um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. É uma ciência nova comparando com as demais ciências e tem como objetivo fornecer métodos e técnicas para lidar, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

Assim, a estatística se demonstra de duas formas: descritiva e inferência estatística. A estatística descritiva preocupa-se com a forma pela qual podemos apresentar um conjunto de dados em tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas. (TAVARES, 2007, p. 07).

Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades para estabelecer conclusões sobre todo um grupo (chamado população), quando se observou apenas uma parte (amostra) representativa desta população. (TAVARES, 2007, p. 07).

No que tange à estatística no ramo da administração, segundo Marcelo Tavares “é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados”. Um exemplo prático para ser usado é a Indústria de fundição de blocos, situada no norte do Estado de Santa Catarina, que produz blocos para veículos automotores. Esta empresa usa a estatística para garantir seu padrão de qualidade, já que esta é um “aspecto qualificador e também ganhador de pedidos” (SOUZA).

Dessa forma, o processo de avaliação de qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo da prova. O bloco deve ser cortado para que se retirem os corpos de prova que serão utilizados no ensaio. O processo de inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, sendo que, se sua propriedade de dureza respeitar o valor crítico o lote será aceito, caso contrário o lote será descartado.

A ciência estatística pode ser visualizada em outras ciências, como pode ser visto a seguir: (Fonte: Conceito e aplicações da Estatística).

Na área médica, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença. A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença como a AIDS.

Na área tecnológica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruidosa, e incerta.

Na área de planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

Na área de Recursos Humanos, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

Nas Universidades e Instituições de Pesquisas, o estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos. Pode, ainda, assessorar pesquisadores de outras áreas, dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

Na área de Demografia, o estatístico estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade; analisa os fluxos migratórios; estabelece níveis e padrões para testes clínicos; planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

Na área de Marketing e Análise de Mercado, o estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com