TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística

Monografias: Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

A estatística é muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.

Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:

• Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão

• Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.

• Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.

• Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.

• Aplicação de dados estatísticos na área financeira de uma organização.

• Aplicação de dados estatísticos na área de qualidade de processos e/ou produtos.

Como exemplo relaciona o setor hoteleiro, com foco em uma determinada região, buscando visualizar a ocupação de hotel em períodos críticos; na saúde o quadro comparativo aplicado a pacientes de determinadas dietas e doenças, cujos resultados e avaliações serão de uso e benefício a próximos pacientes.

No setor de supermercados, é possível identificar problemas como custos altos e mix inadequado por meio de análise estatística e do cruzamento de 15 indicadores de desempenho. A base de comparação são índices nacionais do setor.

Entre os indicadores estão cálculo de compras sobre vendas, controle de custos e ruptura, Mark-up, vendas por m² e funcionário. As análises são semanais e de responsabilidade de cada chefe de setor. Analisam-se os dados recebidos e depois fazem os cruzamentos com a ajuda de um software específico. O resultado volta aos líderes de seção, com um prazo para definir a melhor estratégia e resolver os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com