TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Aplicada

Exames: Estatística Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

Aplicações da Estatística na Gestão Financeira e Produção Industrial

A estatística é uma ferramenta que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números e informações. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing. Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análises de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos fatos e ventos sujeitos as situações incertas.

Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.

Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.

Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil, conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreas de atuação são:

* Indústrias

* Área de RH

* Universidades e instituições de pesquisas

* Área de demografia

* Área de marketing e analise de mercado

* Área financeira e bancaria

Relativamente sendo uma ciência nova, obtemos a Engenharia de Produção como sendo uma grande aliada da qualidade industrial bem como em outros vários setores. Para que isto ocorra, e por contar com informações como melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maior de conhecimentos e habilidades, a Estatística também se torna bastante presente neste processo.

Falando da Estatística aplicada na área de Produção Industrial, suas técnicas eficientes são utilizadas para que a qualidade dos produtos possa ser mantida dentro de um determinado nível. Entretanto, no planejamento industrial, o Estatístico atua desde os estudos de implantação de uma fábrica (se o local é adequado) até a avaliação das necessidades de expansão industrial, na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos, nos testes de produtos, no controle de qualidade e quantidade, no controle de estoques, na avaliação de desempenho das operações, nas análises de investimentos operacionais, nos estudos de produtividade, na previsão de acidentes de trabalho, e no planejamento de manutenção de máquinas. Passando para um próximo nível de Administração deste processo e de sua Gestão Financeira, o estatístico aplica-se em departamentos de seguros e análise atuarial, na avaliação e seleção de investimentos a serem feitos, ao que se adequar em modelos financeiros novos, e no estudo e desenvolvimento dos mesmos para a empresa.

Em um site pesquisado, observamos duas Instituições que utilizaram da Estatística para seu processo produtivo. Vejamos:

EXPERIMENTO INDUSTRIAL I

Na National Railway Corporation do Japão foi realizado um experimento. O objetivo do experimento é encontrar os fatores que afetam a viabilidade de um procedimento para soldar duas chapas de aço. A viabilidade é definida como o grau de dificuldade no processo de soldagem de duas chapas, classificado segundo três categorias: fácil, mediano e difícil.

Comentário-Foi analisado seu processo produtivo, pois a pesquisa foi delineada para verificar se seria possível ou tão inviável a soldagem das chapas.

EXPERIMENTO INDUSTRIAL II

Uma companhia fabrica um produto de borracha que deve satisfazer certas especificações, não manchando o painel no qual será fixado. Para determinar os fatores importantes que influenciam as características de qualidade, foram incorporados quatro fatores no processo experimental. Eles eram os compostos químicos usados na fabricação do produto. O painel foi então inspecionado e suas características foram classificadas em uma das seguintes três categorias de dano: nenhum a muito leve; leve a moderado; moderadamente severo a severo.

Comentário-Foi analisado a qualidade de seu produto, pois os materiais encorpados ao quadro não poderiam afetar seu resultado final, tendo que ser assim o dano, o menos severo possível.

A qualidade da solução está diretamente relacionada com a qualidade dos dados obtidos. Podemos evitar que alguns problemas ocorram observando fatos como:

O primeiro passo para que se apresente uma pesquisa estatística clara e eficaz, é detectar o problema, ou questão(s) a ser (em) apresentado(s). Assim, já nos deparamos com a questão da precisão do estudo, ponderando o dilema de ser feito referido estudo entre a população ou uma amostra. Claro que se escolhêssemos a população, chegaríamos muito próximo de um nível de exatidão, mas em contrapartida, adotar este método demandaria de tempo, custo, entre tantos outros motivos. A alternativa praticada nestes casos é o trabalho com uma amostra confiável. Se a amostra é confiável e proporciona inferir sobre a população, chamamos de inferência estatística. Para que a inferência seja válida, é necessária uma boa amostragem, livre de erros, tais como falta de determinação correta da população, falta de aleatoriedade e erro no dimensionamento da amostra.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com