TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Aplicada

Casos: Estatística Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

Atps de estatistica modelo 01

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CONCEITO E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA 5

APLICAÇÕES DA ESTATISTICA 5

CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS 5

APLICAÇÃES DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO 6

COLETA DE DADOS ESTATISTICOS 7

DESENVOLVIMENTO ESTUDO DE CASO 8

CALCULOS DA FREQUENCIA 9

GRAFICO DA FREQUENCIA ABSOLUTA 9

GRAFICO DA FREQUENCIA RELATICA 10

MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL E DISPERSAO 10

INTERPRETAÇÃO ESTATÍSTICA DOS RESULTADOS OBTIDOS 12

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

A estatística é muito utilizada e útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, tem sido uma excelente ferramenta para elas, ajuda as organizações se tornarem mais competitivas e firmes através da analise dos dados coletados em gráficos e tabelas. A Estatística ajuda no planejamento, ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é muito útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço do quanto a empresa cresceu, diminui ou se consolidou, para ver a posição dela no mercado, se ela tem sido sustentável ou não.

A Estatística é uma ciência importante para administração e esta presente em quase todas as suas áreas; com o passar do tempo tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais.

O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada á administração, dedicando maior atenção ao controle na produção,no caso especifico avaliaremos o empacotamento de uma determinada marca de café e sua fidedignidade nas informações em sua embalagem,principalmente quanto ao seu peso,e analisaremos a proporção de possíveis incoerências.

CONCEITO E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento, a coleta qualificada, a interferência, o processamento, a analise e a disseminação das informações. Ela tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, com situações sujeitas a incertezas.

DESDE A ANTIGUIDADE: Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional (segundo o Alemão Gottfried Achenwall em 1749) já eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos, dessa forma os povos sentiram necessidade de armazenar dados estatísticos, por comercio exterior, produção de bens e de alimentos.

Hoje em dia é muito usado a estatística, pois atualmente os dados são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade.

APLICAÇÕES DA ESTATISTICA

Exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia; entre muitos outros. Na pratica a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, tecnológica e cientifica.

CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSOS

O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc. Posteriormente o CEP trará menos retrabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).

Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.

No mercado de trabalho a Estatística pode promover a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais. O estatístico define quais os riscos de se vender para as classes A, B, C, D ou E. Para determinada empresa, as classes mais altas podem ser pior pagadoras do que as mais baixas, bem como estas últimas podem consumir mais, dependendo do produto. “O estatístico faz essa análise e define o risco financeiro de se emprestar para cada perfil de cliente”, explica Dóris. Eles também definem qual o produto mais rentável para cada tipo de público, identificam novos nichos de mercado, avaliam a precificação do seguro, calculam risco de sinistro, apoiam o setor de marketing das empresas, indicam como fidelizar os clientes e fazem pesquisas de mercado.

Exemplo das atuações onde o estatístico atua com maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com