TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas

Projeto de pesquisa: Estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A estatística está presente em muitas situações do dia a dia sem que tenhamos noção de que isto ocorre:

- a previsão de que determinado candidato sairá vencedor em uma eleição minutos após o pleito;

- o industrial que precisa saber a porcentagem de peças defeituosas esperadas, para minimizá-las visando manutenção da reputação de sua empresa no mercado;

- a sua decisão de ultrapassar um farol fechado pois a probabilidade de haver um guarda é pequena

e tantos outros.

O processo estatístico compreende uma série de estudos, que preliminarmente definem a população a ser analisada, eventual definição de uma amostra que represente adequadamente esta população, coleta de dados, tabulação dos dados e análises através de gráficos. Posteriormente são definidos alguns padrões da amostra encontrada, através da estatística descritiva (medidas de posição e dispersão). Podemos ainda, através do conceito de probabilidades, avaliar a chance de determinado evento ocorrer dentro daquela amostra. Finalmente, através da inferência estatística, posso extrapolar para toda a população, as observações feitas para a amostra.

Estudaremos ainda a regressão linear que procura qual a relação que pode existir entre duas variáveis, como por exemplo a quantidade de leite produzido por um rebanho em relação à quantidade de chuvas.

2. Dados estatísticos

Os dados devem ser apresentados em forma de gráficos ou tabelas para facilidade de observação e manipulação.

Por exemplo, podemos citar os balanços das empresas, que nada mais são do que tabelas sintéticas de dados das empresas. São apresentados de forma convencionada facilitando a análise. Gráficos podem ser apresentados mostrando participação de Ativos/Capital de terceiros/Capital Próprio, Ativo Circulante/Ativo de Longo Prazo/Imobilizado, etc.

Podemos citar ainda, para efeito de construção de tabelas para facilitar as análises, sua utilização em indústrias diversas como de fabricação de parafusos (comprimento e diâmetro), de porcas, de produtos oferecidos a granel (quantidade em cada pacote), etc.

Estes valores observados chamam-se variáveis (podem variar a cada observação).

3. Variáveis discretas e contínuas

Variáveis dizem-se discretas quando são observadas por contagem e normalmente assumem valores inteiros. São exemplos: número de alunos que assiste aulas num dia, número de acidentes numa rodovia em um fim de semana, parafusos com defeito, etc.

As variáveis contínuas são aquelas que podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo. Exemplo: a elasticidade de um elástico, quantidade de água consumida num banho de 10 minutos, etc. As variáveis discretas e contínuas são chamadas de quantitativas, pois é inerente a elas serem representadas por números.

4. Variáveis nominais e por postos

As variáveis nominais e por postos são ditas qualitativas, pois envolvem categorias diferentes relativas a qualidades como por exemplo: cursos de uma universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com