TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esteres

Monografias: Esteres. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  5.496 Palavras (22 Páginas)  •  1.519 Visualizações

Página 1 de 22

A celulose, também chamada de pasta química, é a matéria-prima utilizada na fabricação de diversos tipos de papéis. É extraída de várias matérias-primas fibrosas, principalmente da madeira.

Ésteres

Os ésteres mais conhecidos são utilizados por nós no dia-a-dia, que dão sabor e odor a produtos como: perfumes, balas, doces, e outros. Como já conhecemos á vários tipos de sabores em todos os alimentos que consumimos, mas nem tudo é encontrado como sentimos, muitas substâncias são quimicamente manipuladas em laboratórios para proporcionar a nós essa vida cheia de gostosuras: balas gomas, sorvetes, chocolates, doces de frutas, sucos e muitos outros. São conhecidos como flavorizantes, sendo encontrados em frutos, etanoato de isobutila são do morango etanoato de etila, da maçã butanoato de butila do damasco etanoato de pentila da banana etanoato de octila da laranja. Diversas frutas possuem odores muito marcantes, como a manga, a banana, o abacaxi e o morango. O odor dessas frutas se deve à presença de ésteres voláteis Esses podem ser encontrados na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes. Apesar do odor agradável dos ésteres, eles raramente são usados em perfumes que são aplicados ao corpo.

Óleos

Usamos nos nossos dia-a-dia óleos e gorduras, os óleos vegetais é um dos principais produtos extraídos de plantas, Os lipídios tem grande importância para a indústria, na produção de ácidos graxos, glicerina, lubrificantes, carburantes, biodiesel, e outros. Os triglicerídeos são os que formam óleos e gorduras em alimentos, óleo de soja e a manteiga são formados por triglicerídeos. Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água de origem animal ou vegetal, os óleos são obtidos dos produtos vegetais, como, milho, feijão-soja, olivas e amendoins, e outros.

Poliésteres

Quando é falado de poliésteres,já nós lembra roupas,malha fina,com espessura leve.Sendo cada vez mais solicitada em fabricas de textil,que está ganhando espaço em muitos setores que querem ter um certo comodo quando refere-se a qualidade de tecidos. O poliéster é usado até hoje para compor tecidos que não amarrotam, talvez por esta vantagem esteja a tanto tempo no mercado.

A estrutura química eles podem ser termoplasticos ou termoendurecidos. Tecidos e malhas feitos com fios de fibras de poliéster são usados em confecções e têxteis de camisas e calças, casacos, chapéus, lençóis, e aí vai uma grande lista de utilidades e sem esquecer na produção de tecidos para fabricação de roupas principalmente,tendo uma grande facilidade no transporte.

2-DESENVOLVIMENTO

Ésteres

Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação são usados para dar sabor a balas e gomas de mascar ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água, aromatizantes ou flavorizantes, suco artificial de uva, gomas de mascar de maracujá, limão, balinha sabor banana.

Frutas e flores têm à presença de ésteres simples, o aroma geralmente é formado por uma mistura complexa de substâncias em que predomina um éster simples. A fórmula do sabor natural do abacaxi inclui dez compostos de ésteres e ácidos carboxílicos que podem ser sintetizados em laboratório e sete óleos de origem natural. CH3CH2CH2COOCH2CH3 essa formula corresponde ao butirato de etila (abacaxi).

• Etanoato de butila: essência que imita o sabor da maçã verde, em balas e gomas de mascar.

(http://www.alunosonline.com.br/quimica/nomenclatura-dos-esteres.html

Metanoato de etila: sabor de groselha, com aroma que caracteriza, suco de groselha esta bebida vem de um éster.

http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/quimica/.com

• Acetato de pentila: essência de banana proporciona aroma artificial, de balas e outros.

http://www.mundodaquimica.com.br/2012/12/essencias-de-frutas/

Os ésteres têm odor agradável, eles raramente são usados em perfumes que são aplicados ao corpo, eles são instáveis quando à transpiração, sofrem hidrólise, que proporciona cheiro desagradável. O ácido butanóico, tem odor da manteiga rançosa e compõe o cheiro humano, também pode atrair insetos. Os ésteres não são encontrados nas indústrias alimentícias, a estearina é encontrada na gordura animal, e é usada na fabricação de sabões e sabonetes.

Óleos

Esses estão presentes em nossa alimentação, principalmente de adolescentes, e são indispensáveis a nossa alimentação sendo de origem vegetal: óleo de oliva, manteiga de cacau, e outros, também de gordura animal: sebo bovino, banha suína. Triglicerídeos são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal. Sua fórmula estrutural possui três grupos funcionais orgânicos ésteres. E sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Os óleos também são utilizados na fabricação de alimentos, na forma de gordura, um dos é óleo de soja, muito utilizado na preparação das nossas refeições diárias, é o éster do ácido linoléico e oléico.

Mas há pessoas que não sabe diferenciar ceras óleos e gordura; as ceras são ésteres de ácidos graxos; os óleos são designados dos, tricilglicerídeos sólidos, encontrados em vegetais ou em pele de animais. Gordura (graxa) encontrado em tecidos adiposo de animais a banha ou de vegetais gorduras de coco, usamos muito alguns alimentos dos ácidos graxos: linhaça, peixes gordurosos, alface, abóbora, azeite e feijão. A diferença entre o óleo e a gordura é a insaturação, é possível transformar o óleo em gordura por meio de uma reação de hidrogenação, que é o método usado pela indústria na fabricação da margarina ou gordura vegetal a partir de óleos vegetais.

Os glicerídeos são lipídeos encontrados em maior quantidade nos alimentos e são representados pelos óleos e gorduras, os glicerídeos, podem ser encontrados em alimentos como leite, queijo, ovos, gorduras de origem animal e nos óleos vegetais. Sendo que á saudáveis; pescados, óleos vegetais, abacates sementes e castanhas, e são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com