TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO ASEANA DAS NAÇÕES DO SUL-ESTÉRÉS-ASIÁTICO

Trabalho acadêmico: ASSOCIAÇÃO ASEANA DAS NAÇÕES DO SUL-ESTÉRÉS-ASIÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 15

Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela

Relações Internacionais

Integração regional

ASEAN- ASSOCIAÇÃO DE NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO

Ricardo Soares

Mateus Van-Dunem

Rosalina Celmira

Lobito, Benguela 2013

Indice

INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

ASEAN

Associação das Nações do Sudeste Asiático:.

Histórico.......................................................................................................................2

Economia......................................................................................................2,3,4,5,6,7

Objetivos......................................................................................................................8

Ultimas negociações e atualidades............................................................................8,9

CONCLUSÃO ...........................................................................................................10

Bibliografia..................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Abordaremos aqui um estudo sobre o bloco econômico da ASEAN. Oobjetivo será o de oferecer ao leitor do assunto, uma visão geral, esclarecendo de forma ampla e detalhada informações sobre a história do bloco, sua economia, objetivos e metas, suas ultimas negociações que estão trazendo vantagens e benefícios aos países que compõe o bloco e também aos países parceiros com criações econômicas de livre comércio.

ASEAN

Associação das Nações do Sudeste Asiático

Histórico

A Associação das Nações do Sudeste Asiático, conhecida pela sigla ASEAN (Association of Southeast Asian Nations), foi fundada a 08 de agosto de 1967, por iniciativa da Tailândia com a assinatura da chamada Declaração de Banguecoque, pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia. Em janeiro de 1984 juntou-se o Brunei, em julho de 1995 o Vietnam, em julho de 1997 Laos e Mianmar e em abril de 1999 o Camboja. No entanto ainda existe o interesse de mais três países em participar desse grupo, Timor Leste, Papua Nova Guine e Austrália. Esse último é o menos interessado, mas assim como Japão Coréia do Sul e China existem pequenas sondagens em relação à participação no grupo.

Reunidos, os países que formam a ASEAN têm uma população de cerca de 517,6 milhões de habitantes com um PIB de US$ 463,6 bilhões e uma área de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, sua matriz se localiza em Jacarta na Indonésia.

Em 1992 é assinado um acordo para eliminar as barreiras econômicas e alfandegárias entre os países, que entrou em vigor no ano de 2002. A ASEAN desenvolve programas de cooperação nas áreas de transporte, comunicação, segurança, relações externas, indústria, finanças, agricultura, energia, transporte, tecnologia, educação, turismo e cultura.

Economia

A metade dos países que atualmente compõe a ASEAN tem sua economia voltada para a agricultura e a outra metade em produtos industrializados, prestação de serviços e exportações, no entanto a predominância é agrícola principalmente no cultivo de arroz. Podemos destacar a ordem econômica de cada país da seguinte maneira:

Malásia é o maior produtor mundial de borracha, óleo de palma e estanho. Toda esta produção resultou da união da Malásia Ocidental (agora peninsular) com a Malásia Oriental (Saba e Sarawak, na ilha de Bornéu). O sucesso econômico desde a sua independência deve-se ao desenvolvimento dos seus recursos naturais. Grande parte do interior era inacessível e ocupado por agricultores que praticavam umaagricultura itinerante através de queimadas. Saba e Sarawak exportam madeira. As terras para cultivo representam 14,9% do total do solo. No setor indústrial, merecem referência as produções de cimento, aparelhos eletrónicos e pneus. Os principais parceiros comerciais da Malásia são: Japão, EUA, Singapura e Alemanha.

Filipinas fazem parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

É considerado um país em desenvolvimento. Seu PIB ocupa o 118º lugar entre 178 países. Uma das principais atividades econômicas é a industrialização de alimentos. Sua produção agrícola consiste principalmente de copra, milho, cânhamo, arroz, cana-de-açúcar e tabaco. Possuía também quantidades razoáveis de minérios de cromo, cobre, ouro, ferro, chumbo, manganês e prata.

A economia do país sofreu com a crise asiática de 1998. O crescimento anual caiu de 5% em 1997 para 0,6% no ano seguinte, porém recuperou-se em 1999 com 3%, passando para 4% em 2000 e mais de 6% em 2004. O governo prometeu prosseguir com reformas que auxiliassem na continuidade do ritmo de crescimento em relação aos demais países da Ásia. A elevada dívida pública (equivalente a 77% do PIB) mina os esforços de diversificação da economia.

Singapura tem uma economia altamente desenvolvida baseada no mercado, que historicamente girava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com