TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo E Vida

Artigo: Estilo E Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 6

conceito ecodesenvolvimento nasceu durante os anos 70, por conta da polêmica gerada na primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, entre aqueles que defendiam o desenvolvimento a qualquer preço, mesmo pondo em risco a própria natureza, e os partidários das questões ambientais. O termo foi proposto por Maurice Strong e, em seguida, ampliado por Ignacy Sachs, que, além da preocupação com o meio ambiente, incorporou as devidas atenções às questões sociais, econômicas, culturais, de gestão participativa e ética.Como uma derivação do conceito do Ecodesenvolvimento, surgiu a ideia de desenvolvimento sustentável. Em 1987, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), presidida pela a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, adotou o conceito de Desenvolvimento Sustentável em seu relatório Our Common Future (Nosso futuro comum), também conhecido como Relatório Brundtland. O conceito foi definitivamente incorporado como um princípio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Cúpula da Terra de 1992 (Eco-92), no Rio de Janeiro.

Em relação ao Ecodesenvolvimento, observe as afirmações abaixo:

I. A operacionalização desse conceito implica no conhecimento das culturas e dos ecossistemas, sobretudo em como as pessoas se relacionam com o ambiente e como elas enfrentam seus dilemas cotidianos.

II. O ecodesenvolvimento prevê o envolvimento de diferentes atores no planejamento das estratégias, viabilizando a discussão política e estratégica e a possibilidade de ação.

III. A dificuldade encontrada para a efetivação do ecodesenvolvimento é a baixo nível de cultura em economia e em tecnologia das populações rurais, particularmente quando pensamos na região amazônica, uma vez que os povos da floresta apresentam importante atraso tecnocrata.

Podemos afirmar então que:

Resposta Correta: a.

As afirmações I e II são corretas.

2- Uma explosão ocorrida na plataforma de prospecção de petróleo da empresa British Petroleum (BP) é a responsável pelo maior desastre ambiental dos EUA nos últimos anos. Localizada no Golfo do México, a cerca de 64 quilômetros da desembocadura do Rio Mississippi, a plataforma finalizava a perfuração de um novo poço quando ocorreu o acidente que vitimou 11 operários ainda desaparecidos. A enorme mancha de óleo chegou à costa da Louisiana, nos EUA, que decretou estado de emergência. Outros estados da região, como a Flórida também estão na mesma situação e os condados de Escambia, Santa Rosa, Okaloosa, Walton, Bay e Gulf estão em estado de atenção. A região banhada pelo Golfo do México, especialmente a Louisiana, abriga cerca de 40% dos pântanos e mangues americanos e é o habitat de inúmeras espécies de peixes e aves. Alguns animais como a tartaruga marinha e o pelicano marrom, que saiu recentemente da lista de animais ameaçados de extinção, são exemplos de espécies atingidas diretamente pelo vazamento. Apesar da empresa britânica ser a responsável pelos custos da limpeza, o presidente americano Barack Obama afirmou que vai "usar todo e qualquer recurso disponível" para conter o vazamento e disponibilizou as tropas militares para atuar no processo.

O desastre ecológico acima descrito revela inúmeras situações, EXCETO:

Resposta Correta: d.

Punição exemplar e radical das empresas causadoras do desastre ambiental.

3- No Brasil, a geração de resíduos sólidos vem crescendo, porém a sua destinação ainda não é ambientalmente adequada. Algumas leis que abordam o gerenciamento desses resíduos existem, porém poucas são aquelas que incentivam a reciclagem. As principais dificuldades da reciclagem no país estão calcadas na falta de incentivo fiscal e de programas de coleta seletiva. O Brasil possui uma Política Nacional de Meio Ambiente e uma Lei de Crimes Ambientais, duas leis que ordenam os cuidados com o meio ambiente. As Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, vieram para resolver problemas específicos, como a destinação de pilhas e baterias, pneus, óleo lubrificante e outros. Apesar da existência dessas leis, ainda existe a necessidade de implantação de uma “Política Nacional de Resíduos Sólidos” para resolver de uma vez e, incentivar a reciclagem desses resíduos.

A Lei Federal 2.312/54 dispõe, sobre normas gerais, sobre defesa e proteção à saúde. Em seu artigo 12 dispôs que: “A coleta, o transporte e o destino final do lixo deverão processar-se em condições que não tragam inconvenientes à saúde e ao bem estar público, nos termos da legislação a ser baixada". O Decreto 49.974-A/61 regulamentou a referida lei, mas não passou da repetição da Lei Federal, acima mencionada, no artigo 12, em seu artigo 40 (Machado, 2003). De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 24, inciso XII, compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a defesa e a proteção à saúde, a limpeza pública, a coleta, o transporte e a disposição dos resíduos. Mas, não se pode confundir a possibilidade de fixar diretrizes gerais a nível federal, com a efetiva execução dessa tarefa sanitária. Em seu artigo 30, a Constituição assegura ao Município autonomia para organizar os serviços públicos de interesse local, ou seja, a União não está obrigada a executar as tarefas de limpeza pública. Mas dada à importância ambiental da matéria, a União não pode se esquivar da função de traçar normas amplas e adaptáveis à realidade de nosso país (Machado, 2003).

Entre as dificuldades encontradas para a efetivação do manejo adequado do lixo doméstico, podemos apontar as seguintes razões, EXCETO:

Resposta

Resposta Correta: b.

Negligência da população aos apelos pelo acondicionamento adequado do lixo doméstico causada principalmente pelo traço cultural, marcadamente indolente.

Após uma batalha judicial que fez com que fosse suspenso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com