TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observando o comportamento e o estilo de vida dos adolescentes

Tese: Observando o comportamento e o estilo de vida dos adolescentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho é referente à matéria de Desenvolvimento, onde as atividades têm como objetivo principal a observação dos comportamentos e estilo de vida da população adolescente.

O Adolescente

Uma etapa do desenvolvimento marcada por muitas transformações, a Adolescência é uma das fases mais importantes por se tratar de um período de diversas experimentações no sentido de construção de identidade, caracterizada por uma fase de muitos conflitos, por uma cobrança maior na aquisição de autonomia e projeto de vida.

Podemos afirmar que a Adolescência é definida por fatores individuais como infância, fases de maturação, cultura familiar, classe social e época.

A partir daí, o contato com o outro além de seus pais se torna essencial, modelos de identificação como amigos, professores ou primos, para que o jovem não se sinta deslocado, ajudando-o a entender que as mudanças de sua mente e seu corpo não são exclusivas. Buscam grupos onde se sentem mais a vontade e há mais identificação, elegem um líder (geralmente o mais desenvolvido) e sentem-se desamparados na falta do mesmo.

A chegada da puberdade, que acontece por volta dos 12 anos é marcada pela chegada de hormônios e mudanças físicas, deixando-os incomodados e consequentemente mais tímidos e costumam manter-se isolados, as vezes escrevendo um diário ou se trancando no quarto tentando corresponder as necessidades interiores para melhor se entender.

Nos meninos as transformações mais evidentes são; aumento da massa muscular, crescimento acelerado do corpo, mudança do timbre da voz e primeira ejaculação.

Nas meninas, o crescimento dos seios, o surgimento de cravos e espinhas, o alargamento dos quadris e a menarca.

A partir dessas transformações, ficam propensos e envolvidos com assuntos de conteúdos adulto e começam a participar de atividades que antes não havia interesse. Separam-se em grupos, a maioria das meninas que já tiveram a menarca andam em grupos mistos de ambos os sexos, já as que não tiveram a menarca tendem a andar apenas com meninas e há em alguns casos, isolamento em relação aos adultos. Confundem sua identidade com a do grupo, utiliza as experiências do grupo na construção de sua identidade.

A mudança fisionômica causa grande ansiedade, tendo que assumir uma imagem sexual do seu corpo, o que nem sempre é fácil, num processo de autonomia e de individualização, pois a forma que aceitam-se é influenciada pelo grupo que se encontra envolvido, tendo em vista que na sociedade atual, entre os jovens existem padrões de estilos e há uma exclusão dos que não os seguem, assim a necessidade de se mostrarem diferentes e originais na forma de se vestir, em seu comportamento, suas atitudes e vocabulários crescem diante desta fase.

Nesta fase o adolescente toma ciência de que a sociedade não uniu os valores que aprendeu, revolta-se e defende os valores que considera coerentes e importantes. Assim, nasce uma fase que Erik Erikson nomeou como 5º estágio do Desenvolvimento, onde há o conflito de Identidade x Confusão de Identidade, em que o adolescente adquire uma identidade social e consciência de seu papel no mundo. Momento em que fica mais rebelde, cria humor ácido em relação aos colegas, apresenta certa agressividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com