TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estradas

Casos: Estradas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2012  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  1.466 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Apresentação 1

Introdução 2

Metodologia 3

Desenvolvimento do projeto 4

Características Técnicas 4

Seção transversal “tipo” 5

Traçado do projeto no plano horizontal 7

Traçado do projeto no plano vertical 9

Projeto de terraplenagem 11

Bibliografia 22

Anexos 23

2 Apresentação

Este trabalho procura apresentar quais as principais etapas para o dimensionamento, estudo e execução do traçado, perfil do traçado no plano vertical e no plano horizontal, bem como o estudo de parte da terraplenagem do mesmo.

Entende-se por projeto geométrico de uma estrada ao processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto, etc.

Os critérios para o projeto geométrico de estradas baseiam-se em princípios de geometria, de física e nas características de operação dos veículos. Incluem não somente cálculos teóricos, mas também resultados empíricos deduzidos de numerosas observações e análises do comportamento dos motoristas, reações humanas, capacidades das estradas já existentes, entre outras. A construção de uma estrada deve ser tecnicamente possível, economicamente viável e socialmente abrangente.

3 Introdução

Em todo projeto de engenharia, e em particular nos projetos de estradas, pode-se, em geral, optar entre diversas soluções.

É decisivo para a escolha da solução final o critério adotado pelo projetista, a sua experiência e o seu bom senso. Deverá, então, o escolher os traçados possíveis e, em seguida, compará-los entre si, atendendo a diversos critérios, tais como raios mínimos de curvas horizontais, inclinações de rampas, curvas verticais, volumes de cortes e aterros, superelevação, superlargura, etc.).

Os trabalhos para construção de uma estrada iniciam-se por meio de estudos de Planejamento de Transporte. Esses estudos têm por objetivo verificar o comportamento do sistema viário existente para, posteriormente, estabelecer prioridades de ligação com vistas às demandas de tráfego detectadas e projetadas, de acordo com os dados socioeconômicos da região em estudo.

4 Metodologia

Foi nos presentado em sala de aula, o projeto topográfico de um terreno onde iriamos implantar uma estrada que ligasse dois pontos do terreno.

Também fomos fornecidos dos pontos de intersecção do traçado, ângulo central e velocidade de diretriz, onde deveríamos com estes dados e o projeto topográfico definir, através dos cálculos, qual o melhor raio para as curvas do tipo espiral e traça-las no projeto topográfico.

Após estas etapas realizamos os cálculos de superlargura e superelevação, o traçado do projeto no plano horizontal, alguns traçados no plano vertical e com isso uma etapa do projeto de terraplenagem deste traçado.

5 Desenvolvimento do projeto

5.1 Características Técnicas

Segundo as normas técnicas, as características técnicas das estradas são estabelecidas em função da Classe da Estrada e da Região onde ela será construída. Originalmente, a Norma de estradas estabeleceu 3 tipos de regiões: plana, ondulada e montanhosa. Posteriormente, foi também incluída na classificação a região escarpada.

Nosso projeto possui classificação como Classe III, esta classificação fornecida é estabelecida através da inclinação natural do terreno, tipo de trafego e a velocidade de diretriz.

A partir deste critério, é estabelecida através da norma a largura da pista de rolagem, do acostamento, e.

• Largura pista de rolagem: 6 metros

• Largura faixa de rolamento: 3,5 metros

• Largura do acostamento: 1,5 metros

• Largura destinada a drenagem: 1 metro

• Largura da faixa de domínio 60 metros

5.2 Secção transversal “Tipo”

Seção transversal é o corte da estrada feito por um plano vertical ao eixo, define e posiciona os diversos elementos que compõem a estrada. Os elementos geométricos que compões a seção transversal de uma estrada e suas dimensões são escolhidos e determinados em função do volume e características do tráfego, classe e importância da estrada e condições mínimas de segurança. Os elementos básicos são: faixas de tráfego, pistas, acostamentos, separadores centrais e faixas para drenagem formando a plataforma da estrada, além de taludes dos cortes e aterros e faixa de domínio.

Como se pode ver a seguir:

5.3 Traçado do projeto no plano horizontal

Vários os fatores que interferem na definição do traçado de uma estrada. Dentre eles, destacam-se:

• a topografia da região;

• as condições geológicas e geotécnicas do terreno;

• a hidrologia e a hidrografia da região;

• a presença de benfeitorias ao longo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com