TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia E Dinamica Competitiva

Monografias: Estrategia E Dinamica Competitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o ambiente externo da Empresa Hyundai que pertence ao segmento automobilístico, acentuando aspectos relacionados à globalização, os riscos e incertezas quando esta empresa lança novos produtos no mercado. E ainda, abordaremos os pontos fortes, fracos, riscos e incertezas desta empresa por meio da análise SWOT.

GLOBALIZAÇÃO

A globalização é expressada, no setor automobilístico, entre outros aspectos, na constituição de novos pólos industriais. O setor automobilístico enfrenta, hoje, mundialmente, um novo patamar de competitividade ao qual as montadoras respondem com novas e agressivas estratégias de internacionalização, envolvendo o fechamento de unidades obsoletas e a instalação de novos pólos automobilísticos em mercados emergentes.

Como vem mostrando a experiência internacional e o próprio caso do Brasil, a globalização reflete-se em certas tendências comuns à realidade de diferentes países: inovação e segmentação de mercados, investimento em novos territórios e desconcentração industrial, uso de fornecedores globais, redução de custos, flexibilidade e integração produtiva. Isto é, a configuração de um sistema econômico e competitivo global impõe certas referências ou padrões tecnológicos, comerciais e produtivos, que constrangem os atores sociais implicados. No entanto, a globalização e suas repercussões são, em certa medida, condicionadas pelos governos, pelas instituições sociais e pela dinâmica das lutas sociais, verificando-se diferentes e, muitas vezes, contraditórios efeitos sociais - distantes de produzir homogeneidades -, destacando as contingências do processo.

HISTÓRIA DA HYUNDAI

A marca sul-coreana Hyundai foi fundada em 1967 pela Hyundai Engineering and Construction Company com a colaboração da Mitsubishi. A Hyundai Engineering and Construction Company data de 1947 sendo fundada por Chung Ju-Yung.

Em 1968 a Hyundai começa a produzir o seu primeiro automóvel em parceria com a Ford, o Cortina, mas é só em 1975 que a Hyundai lança o primeiro automóvel produzido inteiramente por si, o Hyundai Pony. O Pony contou com a colaboração da Mitsubishi e da ItalDesign.

Em 1986 a Hyundai produz o automóvel 1 milhão. Nesse mesmo ano a Hyundai começou a exportar para os Estados Unidos da América o Hyundai Excel. Este modelo começou por ser bem aceite pelo mercado, mas após a tentativa de baixar o preço do modelo, a qualidade do mesmo começou a baixar, o que resultou numa imagem negativa da Hyundai no que diz respeito à qualidade. A Hyundai decidiu então apostar fortemente na qualidade e design dos seus automóveis, o que aliado a um grande investimento em marketing acabou por dar frutos após alguns anos, sendo o nome da Hyundai, nos Estados Unidos, associado a qualidade.

Em 1991 a Hyundai lança o seu primeiro motor começando o caminho para a independência tecnológica. Nesse mesmo ano começa a exportar para Portugal.

Em 1992 a Hyundai produz o automóvel 5 milhões.

Em 1996 a Hyundai lança o Hyundai Coupé, um automóvel de linhas elegantes.

Em 1998 a Hyundai adquire a Kia Motor após a sua falência em 1997.

Em 2001 a Hyundai lança o seu primeiro SUV (Sport Utility Vehicle) o Santa

Fé. O Hyundai Santa Fé tornou-se num dos automóveis mais vendidos da marca.

Recentemente em 2007 a Hyundai lançou o Hyundai i30.

SOBRE A HYUNDAI MOTOR BRASIL

A Hyundai Motor Brasil (HMB) é a 7ª fábrica da marca fora da Coréia do Sul e a 10ª no mundo. A empresa investiu US$ 600 milhões para a construção da nova unidade, localizada em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo.

A cidade que sediará a primeira fábrica da Hyundai Motor Brasil (HMB) – Piracicaba - foi escolhida pela empresa por oferecer mão-de-obra de qualidade, boa infraestrutura e um parque de fornecedores locais, já instalados, de elevada competência técnica. Além da montadora, nove fornecedores sul-coreanos se instalaram em Piracicaba. A Hyundai também conta com outros 20 fornecedores brasileiros.

O projeto do Pólo Automotivo de Piracicaba pretende gerar 5 mil empregos diretos, sendo que 2 mil deles serão na Hyundai e os outros 3 mil em seus fornecedores. No total, serão cerca de 20 mil empregos indiretos.

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA HYUNDAI

Desde 2010, a Hyundai promove ações de Responsabilidade Social no Brasil. A primeira iniciativa foi trazer o Happy Move Global Youth Volunteers ao Brasil. O programa é o maior de voluntariado na Coreia do Sul e consiste em enviar estudantes universitários para serviços de voluntariado em comunidades carentes de países pré-selecionados. O objetivo é que os universitários, futuros líderes, entrem em contato com culturas e realidades diferentes da sua, criando, assim, uma consciência global. O Brasil já recebeu cinco edições do Happy Move, que acontecem semestralmente. Mais de 400 jovens já participaram do projeto no Brasil.

Também voltada a alunos de ensino superior, a Hyundai fechou uma parceria com o Governo Brasileiro, por meio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), para apoiar o Programa Ciência Sem Fronteiras. O projeto tem o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio da utilização de 75 mil bolsas de estudos para promover intercâmbio a alunos brasileiros. Com este acordo, os alunos de graduação e pós-graduação que se inscreverem e forem aprovados pelo Programa Ciência sem Fronteiras, terão a oportunidade de estagiar na Coreia do Sul, com bolsas de estudo que serão subsidiadas pela Hyundai para o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), instituições envolvidas no programa.

Outro projeto social da Hyundai Motor Brasil é a Clínica de Futebol Infantil, que tem parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio das pastas de Esporte e Educação, e com o Esporte Clube XV de Novembro, conhecido como XV de Piracicaba e principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com