TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia E Dinamica Competitiva

Ensaios: Estrategia E Dinamica Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio ao Curso de Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Criciúma/SC

2014

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 EMPRESA 6

2.1 Histórico da Empresa 6

3 DESENVOLVIMENTO 9

4 CONCLUSÃO: 11

1 INTRODUÇÃO

O estágio realizado na empresa “RAMPINELLI AGROINDUSTRIAL LTDA, situada na cidade de Forquilhinha no Estado de Santa Catarina”. Neste relatório estão presentes as atividades desenvolvidas durante o período de estágio que aconteceu no ano de 2014, tais como o planejamento e gerenciamento de manutenção veículos.

A manutenção está presente no cotidiano da humanidade, desde que necessitamos utilizar instrumentos para auxiliarmo-nos na realização de tarefas simples do cotidiano. A partir desse momento a manutenção acompanha a evolução do homem até os dias atuais. Consideradas, inicialmente, como atividades puramente geradoras de custos, a manutenção, hoje, possui um papel estratégico dentro das empresas, onde o planejamento, a organização e o controle da manutenção proporcionam a garantia de um processo eficiente, evitando a ocorrências de falhas que prejudiquem a qualidade do produto e serviço oferecidos. O presente trabalho, classificado como: um estudo de caso e uma pesquisa exploratório-descritiva analisou o setor de manutenção da frota de veículos da empresa Rampinelli agroindustrial propondo melhorias ao setor. Dentro desse cenário, as atividades de manutenção passam a possuir um papel importante no planejamento das empresas, pois, para atender toda a demanda e cumprir os prazos estabelecidos de entregas dos produtos, não admite- se que a produção seja interrompida por paradas decorrentes de falhas ou quebras de máquinas ou equipamentos, que podem comprometer a imagem da empresa e perda de espaço no mercado.

Contudo, a manutenção era considerada por muitos setores da indústria, apenas como área geradora de custos e gastos desnecessários que não agregavam valor ao produto. Mas, essa atitude vem modificando-se no decorrer dos anos, impulsionados pela maior preocupação com a qualidade e produtividade, questões relacionadas à segurança, as preocupações ambientais, o envelhecimento dos equipamentos e instalações e necessidades de redução de custos (XENOS, 2004).

Máquinas e equipamentos impedidos de executarem suas funções em períodos de produção programada ou com baixa produção decorrente de manutenção inadequada, podem resultar em perdas de clientes e afetar a qualidade do produto final, tornando a função da manutenção como estratégica, devendo ser eficiente em termos de confiabilidade e disponibilidade (PINTO e NASIF 1999 apud ZAIONS, 2003).

Isso demonstra a importância da implantação de um programa de manutenção, que possibilite o planejamento e gerenciamento da utilização das máquinas de forma adequada, prevenindo que quebras ou falhas resultem em diminuição ou interrupção da produção, atrasos nas entregas, perdas financeiras, aumentos de custos, insatisfação dos clientes e perda de espaço no mercado (MORO e AURAS, 2007).

2 EMPRESA

Dados da Empresa

Razão social: RAMPINELLI AGROINDUSTRIAL LTDA

Nome de Fantasia: ARROZ RAMPINELLI

Rodovia Antônio Valmor Canela, 2300.

Sanga Coqueiro

CEP: 88.850-000. Forquilhinha/SC

www.rampinelli.com.br

2.1 Histórico da Empresa

É de um pequeno engenho na comunidade de São Bonifácio no município de Nova Veneza que remonta as origens da empresa. Naquela época, o Sr. Fortunato Rampinelli tinha uma certeza, a de que seu negócio tinha plenas condições de expansão. Foi com essa convicção e com seis funcionários que o empresário dava início na data de 10 de julho de 1986 à Cerealista Forquilhinha Ltda.

Cinco anos depois, em 1991, foram construídos os primeiros silos para a armazenagem de arroz. A ampliação das instalações veio em seguida, em 1994, mesmo ano dos investimentos em recursos tecnológicos, que trouxe maior capacidade de produção. Nesta mesma época, foi inaugurada a sede administrativa da empresa. Em 2002 a empresa inaugura sua primeira filial para armazenagem e secagem de arroz na cidade de Triunfo/RS. Em 2005 é inaugurada a segunda filial, na cidade de Eldorado/RS.

Em 2010 mais uma conquista, é inaugurada a filial de Caruaru.

A marca “Arroz Rampinelli” rompe fronteiras e torna-se reconhecida no ramo de beneficiamento e comércio de arroz entre os rizicultores e consumidores do Sul do Brasil. A empresa tem como área de atuação os estados do Paraná e Pernambuco, o litoral paulista e capixaba e as cidades do Rio de Janeiro e Sergipe, Oeste e litoral catarinense, além de toda região carbonífera catarinense.

Buscando crescimento e aprimoramento constantes, a empresa trabalha para que sua marca seja reconhecida em todo o país, sempre com foco em valores como a ética, responsabilidade social, respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. A atuação de seus profissionais é pautada pelo comprometimento com a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade.

É por tudo isso que o Arroz Rampinelli é sinônimo de qualidade e comprometimento com seus clientes e parceiros de trabalho.

Negócio

Beneficiamento, comércio e transporte de arroz.

Missão

"Garantir a satisfação e a confiança dos clientes, oferecendo produtos de qualidade, oportunizando desenvolvimento aos profissionais, sempre em harmonia com o meio ambiente".

Princípios

Ética: Respeito ao ser humano e seus direitos;

Imagem: Comprometimento, orgulho do que somos e do que fazemos;

Desenvolvimento: Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com