TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia E Dinamica Competitiva

Artigo: Estrategia E Dinamica Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 14

Página Inicial »

• Diversos

Aula tema 1,2,3 e 4 - Estratégia e Dinâmica Competitiva

Enviado por Danino, agosto 2014 | 8 Páginas (2167 Palavras) | 630 Consultas

|

• 4.5

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

|

Denunciar

|

Aula tema 1 - Estratégia e Dinâmica Competitiva

Aula-tema 01: Estratégia e Gestão Estratégica

1. Diante do texto: “Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.” (Natura – Site Oficial do Fornecedor. Disponível em:http://www2.natura.net/Web/Br/ForYou/portal_fornecedor/src/sobre.asp. 04 abr. 2013), reflita sobre as afirmativas abaixo:

A razão de ser da Natura é a declaração de sua visão estratégica

PORQUE

Seus valores giram em torno do cuidado com o bem estar.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

Resposta correta: a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

2. . (UnB/CESPE – INMETRO/2010) Considerando que os indicadores de desempenho, ferramentas básicas para o gerenciamento do desempenho organizacional, fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão, assinale a opção correta a respeito dos indicadores de desempenho:

Resposta correta: Entre os requisitos para a escolha de indicadores, incluem-se disponibilidade, estabilidade, simplicidade, rastreabilidade, baixo custo de obtenção e representatividade.

3. Sobre a questão da implementação de uma estratégia, podemos afirmar:

Construir uma rede de distribuição mais robusta segue uma estratégia de reforço de competência organizacional

PORQUE

melhorar a logística é reforçar uma das competências organizacionais.

Analisando as asserções acima, conclui-se que:

Resposta correta: As duasafirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

4. UnB/CESPE – INMETRO/2010) Com relação à administração estratégica, assinale a opção correta.

Resposta correta: As influências ambientais de natureza tecnológica, econômica, física, social e política incidem na vida e no desenvolvimento de uma organização.

5. (UnB/CESPE – INMETRO/2010) Considerando que planejamento estratégico consiste no processo de elaboração das estratégias a serem seguidas por uma organização para o alcance de suas metas, assinale a opção correta.

Resposta correta: O planejamento estratégico é um procedimento formal, por meio do qual se reproduzem resultados articulados, na forma de um sistema integrado de decisões.

6. Diante o conceito de estratégia organizacional, analise as asserções:

I. A estratégia exige que o gestor desenvolva um olhar panorâmico.

II. A crescente competitividade do mercado estimula a criação de estratégias competitivas cada vez mais aprimoradas.

III. A importância dos stakeholders na elaboração de uma estratégia está no fato de que são grupos que podem interferir na atuação financeira e produtiva da empresa.

IV. Para se elaborar uma estratégia, a empresa deve focar apenas no ponto aonde quer chegar.

É correto o que se afirma em:

Resposta correta: I, II e III, apenas.

Aula tema 2 - Estratégia e Dinâmica Competitiva

Análise do Ambiente Externo

1. (ENADE - Administração 2012) A perspectiva da sustentabilidadepõe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos materiais. É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a econômica e institucional (as relações entre os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua gestão procurando minimizar os riscos e aumentar as oportunidades. As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas culturas que vão surgir, das relações de força que vão ser estabelecidas e das novas instituições que vão ser criadas.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtosindustriais São Paulo: EdUSP, 2002. p. 31-32 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais.

II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas instituições, as quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com