TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia E Dinamica Competitiva

Trabalho Escolar: Estrategia E Dinamica Competitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração

6ª Série Estratégia e Dinâmicas Competitivas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Direcionar o estudante para a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Rodrigo Rodrigues Faculdade Anhanguera de Bauru

Administração - 6ª Série - Estratégia e Dinâmicas Competitivas

Pág. 2 de 2

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar

estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento. Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

DESAFIO

Este desafio propõe consolidar as etapas desta ATPS numa produção em relatório, em que esteja inserido um fluxograma das informações estratégicas competitivas de um departamento, a fim de que sejam compreendidas as movimentações dos recursos organizacionais no alcance dos resultados estabelecidos para o mesmo. Em grupo, debatam sobre as aulas ministradas no decorrer do semestre letivo, coletando fatos do cotidiano profissional, relacionados ao assunto das aulas, através de fotos, gravações de áudio e/ou vídeo, relatórios e outros meios (desde que autorizados), que correspondam a cada etapa do fluxograma a ser desenvolvido. Posteriormente, o grupo estruturará uma apresentação de aproximadamente 10 minutos (do fluxograma e material coletado), de forma que sejam acrescidos comentários acerca das experiências dos integrantes do grupo.

Espera-se que exista argumentação durante as apresentações. A apresentação ocorrerá no ultimo encontro da disciplina, antes da Avaliação Oficial, a fim de que sejam regatados os conceitos aplicados no semestre letivo. Após desenvolver esse desafio, você estará apto a compreender alguns passos organizacionais que buscam resultados previamente definidos na estratégia empresarial, e ainda participar ativamente do desenvolvimento de um plano estratégic,o envolvendo fatores competitivos.

Produção Acadêmica

• • •

Relatórios parciais, com resultados das pesquisas realizadas nas Etapas da ATPS Apresentação final em Power Point. Relatório Final, com fluxograma das informações competitivas na Etapa 6.

Rodrigo Rodrigues

Administração - 6ª Série - Estratégia e Dinâmicas Competitivas

Pág. 3 de 3

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 3 a 6 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

• • • • •

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: • nome de sua Unidade

de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; • título da atividade; • nome do professor da disciplina; • • cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1

Aula-tema: Motivações para a Estratégia; Desafios para a Estratégia; Conceitos Básicos e Questões Críticas do Ambiente. Essa atividade é importante para compreender os conceitos estratégicos e entender as motivações que conduzem à execução de táticas dispostas ao alcance de objetivos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Pesquisar a definição de Fluxograma, Estratégia, Motivação, Desafios e Ambiente organizacional. Para tanto, consultar no mínimo duas referências, além do Livro-Texto e

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .

Rodrigo Rodrigues

Administração - 6ª Série - Estratégia e Dinâmicas Competitivas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com