TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de preços

Seminário: Estratégias de preços. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Estratégias de preços

CONCEITO

OBJETIVOS

INFLUENCIAS

CONCEITO DE PREÇO

O conceito de preço pode ser de que, preço é o valor em dinheiro que deve ser dado em troca de produtos ou serviços, ou seja, o montante em dinheiro que o consumidor irar trocar pelo benefício que receber por possuir ou utilizar um produto ou serviço.

Objetivos do preço

Para o Marketing, o preço possui três objetivos distintos:

Posicionamento,

Objetivos financeiros e,

Ajustar a oferta à demanda.

Posicionamento

Um objetivo do preço é o posicionamento do produto na cabeça do consumidor. O preço serve como uma baliza interessante do quanto de qualidade (ou valor) agregado determinado produto possui, e o cliente enxerga o produto com base no valor cobrado pela empresa.

Objetivos Financeiros

Além do posicionamento dos produtos da empresa, o preço tem um outro objetivo, este mais óbvio, que é a geração de caixa para a empresa. O preço cobrado será pago pelo consumidor, se tornando receita da empresa, para cobrir seus custos e despesas, e ainda gerar lucro para os acionistas.

Ajustar a oferta à demanda

Além dos dois primeiros objetivos, o preço serve também como parâmetro para o equilíbrio de mercado, no sentido em que este, variando, acaba servindo para ajustar a quantidade de produtos ofertadas à demanda por aqueles produtos.

De acordo com a Lei de Say (Lei da Oferta e da Procura), princípio básico da economia, o preço é o regulador da quantidade de produtos ofertada em relação à quantidade demandada (ou procurada), pois, quanto mais produtos estiverem sendo ofertados no mercado, menor será o preço cobrado. No oposto, quanto menos produtos estiverem disponíveis para venda, maior o preço que poderá ser cobrado por cada um.

Influências

A formação do preço (decisão de quanto cobrar por determinado produto ou serviço) é uma área ainda pouco definida, que é uma mistura de arte e ciência. Assim, para se discutir o processo de decisão de como um preço é determinado, podemos analisar as principais influências nos preços:

CUSTOS

CLIENTES

CONCORRENTES

Custos

A primeira, e mais tradicional, influência, é a dos custos do produto. As empresas na hora de definir o preço de um produto precisam conhecer seus custos para que possam cobrar um preço dos clientes que seja maior que estes custos, para que assim possa vir a ter lucro.

ClienteS

Um aspecto importantíssimo é o cliente. Este é o responsável por desembolsar capital para pagar pelo produto que está comprando, assim, é o principal “aspecto” a ser observado na hora de definir o preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com