TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2014  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, cabe à escola possibilitar a educação continuada, oriunda de um planejamento sistemático, para os educandos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º). Além disso, não se pode visualizar a educação como algo simplista, mas sim como algo que envolva os alunos no meio social, político e histórico do país. Tudo isso, sempre buscando a cidadania, o entendimento dos direitos e deveres de cada um.

Entretanto, a evasão escolar ainda é bastante significativa. Isso pode ser originado pelo fato de a escola não reconhecer a diversidade da população a ser atendida, com a consequente diferenciação na demanda. Reconhecer a diversidade e buscar formas de acolhimento requer, por parte dos educadores e da comunidade escolar, disponibilidade, informações, discussões, reflexões. Caso contrário, pode gerar efeitos no plano moral, afetivo e social, podendo resultar em exclusão social.

Se a escola interagir com os alunos, os pais, enfim, com todos os envolvidos na vida escolar dos alunos, haverá a possibilidade de se construir projetos que visam à melhor e mais completa formação de cada aluno. O relacionamento entre escola e comunidade pode ainda criar ambientes culturais diversificados que contribuam para o conhecimento e para a aprendizagem do convívio social. Além disso, é fundamental que a escola assuma a valorização da cultura de seu próprio grupo, propiciando às crianças e aos jovens pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber.

Estrutura organizacional

Os PCN se iniciam com a exposição da concepção da área, para o ensino fundamental. Em seguida, define os objetivos gerais da área, que expressam capacidades que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade obrigatória, explicitando a contribuição específica dos diferentes âmbitos do conhecimento.

Seus objetivos e conteúdos estão organizados em quatro ciclos (6º,7º,8º e 9º), o que evita a excessiva fragmentação de objetivos e conteúdos e torna possível uma abordagem menos parcelada dos conhecimentos, permitindo as aproximações sucessivas necessárias para que os alunos se apropriem deles. Cabe aos professoresministrar esses conteúdos de forma ampla e flexível.

Referencial curricular nacional

Cabe aos PCN encontrar respostas a problemas identificados no Ensino Fundamental II, objetivando uma transformação desse ensino que atenda às demandas da sociedade brasileira atual. Da mesma forma, devem orientar, de forma clara e objetiva, o ensino do 6º ao 9º ano, adequando-o aos ideais de democracia e buscando a melhoria da qualidade do ensino nas escolas brasileiras. Isso deve ser feito, respeitando as diversidades regionais, culturais e políticas, existentes no país.

Quanto aos currículos, além de se referirem a programas de conteúdos de cada disciplina, estes devem ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizados em sala de aula, já que é o professor que os concretiza.

Abrangência nacional

Tendo como característica principal a abrangência nacional, os PCN passam a garantir a toda a criança do 6º ao 9º ano o acesso ao conhecimento elaborado para que ela possa usufruir do exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com