TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Madeira

Ensaios: Estrutura De Madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho iremos apresentar um estudo para a confecção de um quiosque de madeira em uma escola, projetando-o para ser a lanchonete que os alunos irão utilizar em seus intervalos das aulas para fazerem a refeição/ lanche, oferecendo desta forma uma área de lazer e descanso para os frequentadores.

A madeira que utilizaremos para estrutura do projeto do quiosque será o eucalipto roliço por ser material renovável, sustentável, ecologicamente correto, e que é de grande uso na construção civil. O eucalipto cresce em pouco tempo e a sua utilização ajuda a preservar as matas nativas que muitas vezes são clandestinamente desmatadas para usar a madeira das árvores de 'lei', e, já o eucalipto é cultivado para fins comerciais. As madeiras advindas do eucalipto devem ser retiradas preferencialmente em época seca, de estiagem, quando o tronco tem menor teor de umidade do que na estação de chuva. Após remover sua casca haverá um processo de secagem onde os troncos são deixados em um local arejado protegido do sol, assim começa o processo secagem, com isso acontece a evaporação da água contida no interior da célula, chamam-se essa madeira de meio-seca com o teor de umidade cerca de 30%. Como a evaporação da umidade é mais rápida na extremidade, a peça pode fendilhar-se na secagem. O que pode evitar isso é pintando as extremidades com alcatrão ou outro meio que retarde a evaporação. Quando essa madeira não é passada por um processo de secagem correta pode causar retrações transversais provocando fissuras ao redor. Para evitar as rachaduras na madeira recomenda-se o corte com alcatrão ou outro impermeabilizante. Comumente as empresas usam a máquina de autoclave para tratarem o eucalipto, essa máquina possui formato cilíndrico, onde as toras são submetidas a um processo de vácuo-pressurização para sua conservação, garantindo uma durabilidade sem precedentes. O produto usado no autoclave

para a preservação das madeiras é o CCA (Arseniato de Cobre Cromatado), esse composto protege a madeira contra insetos, fungos e umidade.

O quiosque que iremos projetar irá contemplar a acessibilidade para atender alunos que possuam restrições físicas, para que os mesmos se sintam acolhidos pelo ambiente.

Para o telhado aderimos a madeira pinus nas telhas por ser um material resistente, sustentável e tem uma boa durabilidade quando é tratada corretamente. Escolhemos essa madeira pois suas características, proporciona um excelente conforto térmico e acústico no telhado.

Elas são fabricadas com madeira laminada, colada com adesivos estruturais e à prova d’água e tratadas à vácuo-pressão em autoclave, fazendo das Telhas de Madeira Pinus Tratora um produto com características de resistência às mais severas condições de utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com