TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Madeiras

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura De Madeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Características e propriedades da madeira

Como resultado da sua origem biológica a madeira apresenta em geral, grande variabilidade, verificando-se este facto dentro da mesma espécie, mas, sobretudo entre material proveniente de espécies diferentes. Além disso, é um material que exibe uma heterogeneidade significativa e uma anisotropia acentuada. Por estas razões, é de especial interesse a identificação e o conhecimento das características anatómicas das espécies de madeira, assim como, a apreciação da qualidade da madeira nas peças que posteriormente serão usadas para diversos fins na construção. Impõem-se ainda um especial cuidado no dimensionamento, que deverá ter em conta as diferentes propriedades físicas e mecânicas nas três direções principais de simetria anatómica: longitudinal, tangencial e radial. O sentido longitudinal corresponde ao eixo paralelo às fibras, o radial apresenta-se perpendicular aos anéis de crescimento e o tangencial é perpendicular às fibras, mas tangencial aos anéis de crescimento.

De um modo genérico podem distinguir-se três fontes de variabilidade: a que ocorre entre espécies, dentro da mesma espécie e a que se surge no interior de cada árvore. A variabilidade natural entre espécies é atribuída às diferenças genéticas, enquanto que a variabilidade entre árvores de uma mesma espécie pode dever-se quer à genética, quer a factores do meio ambiente, tais como: clima, solo, fornecimento de água, disponibilidade de nutrientes, exposição solar, entre outros. Por sua vez, a variabilidade que se verifica no interior de uma mesma árvore é devida essencialmente aos fatores do meio ambiente que condicionam o seu crescimento específico. Assim, como resultado da proveniência natural da madeira, as suas propriedades físicas e mecânicas têm um grau de variabilidade elevado, tipicamente superior a outros materiais. Em consequência destas características, e levando em consideração o forte relacionamento entre estas duas propriedades, é fundamental a atenção deste campo aquando do estudo do comportamento mecânico da madeira.

GENERALIDADES

No Brasil a madeira é empregada para diversos fins, tais como, em construções de igrejas, residências, depósitos em geral, caibramentos, pontes (grande utilização do Eucalipto), passarelas, linhas de transmissão de energia elétrica, na indústria moveleira, construções rurais e, especialmente, em edificações em ambientes altamente corrosivos, como à beira-mar, nas indústrias químicas, curtumes, etc. Atualmente, ainda existe no Brasil um grande preconceito em relação ao emprego da madeira. Isto se deve ao desconhecimento do material e à falta de projetos específicos e bem elaborados. As construções em madeira geralmente são idealizadas por carpinteiros que não são preparados para projetar, mas apenas para executar. Consequentemente, as construções de madeira são vulneráveis aos mais diversos tipos de problemas.

O

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »