TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Tradicional Nas Organizações

Exames: Estrutura Tradicional Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES FACULDADE SUMARÉ

ESTRUTURA TRADICIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho em grupo para a disciplina Estrutura, Gestão e Processos – IADN2 4A

ProfªIvonilde Silva

Alexandra Alencar 1212856

Bianca Pazelo 1212814

Eduardo Gonçalves 1214744

Fabio Lima 1213557

Felipe Carvalho 1214837

Leandro Furquim 1212992

Paula Oliveira 1212890 

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os principais aspectos de organizações de estrutura tradicional linear apontando seus principais pontos, sendo eles positivos e negativos, com o intuito de analisarmos o funcionamento dos processos organizacionais dentro dos moldes uma organização linear.

Segundo a estrutura empresarial defendida por Fayol, na qual podemos dizer ser um defensor de um modelo mais conservador de organização empresarial em que os princípios mais fundamentais apontam sempre para uma divisão hierárquica, de cima para baixo, o que temos como característica de empresas de modelo de estrutura tradicional.

Objetivo

Nosso objetivo é analisar por meio do estudo de caso da empresa X S/A, a função e alocação de pessoas, tecnologias e até mesmo o porte de uma organização em que os e processos são estruturados de acordo com as linhas de pensamento de organizações lineares, resultando assim em processos mais tradicionalistas. Aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e através do referencial teórico da Teoria Clássica de Fayol; Administração Científica de Taylor; Idalberto Chiavenato e Vasconcellos &Hemsley.

Organizações tradicionais

As organizações com sistema tradicional são caracterizadas por ambientes invariáveis e atividades repetitivas. Elas possuem particularidades como:

Alto nível de formalização: A estrutura formal possui uma espécie de manual que é entregue para cada funcionário no primeiro dia de trabalho, o qual delimita os níveis de autoridades e responsabilidades de cada componente da organização. A representação gráfica se dá através do organograma.

Há algum tempo atrás, a Escola Clássica de Administração acreditava que a estrutura formal era a ideal para que as organizações alcançassem seus objetivos, porém foi constatado que existem fatores que vão de encontro com tal teoria, eles são:

• Existência de situações que necessitam de soluções instantâneas;

• A impossibilidade de atender todas as necessidades da organização;

• As particularidades humanas como metas pessoais, respeito e liderança que influenciam consideravelmente dentro de uma organização.

Dessa maneira, em várias situações é criada a estrutura informal, na qual os subordinados trocam informações entre si e muitas vezes acabam influenciando o seu chefe, fugindo do modelo estabelecido pela empresa. Com isso, a empresa começa a viver a situação “real” que é a junção do modelo “formal” com o “informal”.

Unidade de comando

Na estrutura tradicional o funcionário deve se reportar a um único chefe para que ele delegue as funções de cada um, para que dessa maneira consiga aproveitas as aptidões de cada membro da equipe eficazmente.

Especialização elevada

A especialização se dá através da atividade repetitiva, pois as pessoas passam a conhecer melhor os problemas e consequentemente as soluções para cada um deles, aumentando o desempenho do sistema.

Comunicação Vertical

Esse tipo de comunicação se dá quando o emissor é o chefe e o receptor é o subordinado, seguindo a cadeia de hierarquia.

No modelo tradicional esse tipo de comunicação é fundamental, o chefe deve estar informado sobre tudo o que está acontecendo, pois evita mal- entendido e eleva a sua autoridade.

Utilização de forma tradicional de departamentalização

As atividades são agrupadas em unidades organizacionais, homogeneamente, para que se haja uma adequação da estrutura organizacional como uma execução mais ágil.

As principais características de empresas de organização tradicional é que eles possuem uma estrutura hierárquica fortíssima. Fayol descreve a estrutura de tomada de decisões dentro de uma empresa como uma pirâmide, de cima para baixo e de modo direto, deste modo apresentando um modelo de poder centralizado, além de que outra característica destas organizações é que geralmente elas são muito culturais.

A comunicação destas organizações se dá por meio de uma linha direta, entre subordinados e superiores hierárquicos, de modo que haverá sempre, com exceção da cúpula, algum “chefe” ou superior a quem deverá se reportar.

Esta linha direta de comunicação culmina por centralizar o poder de tomada de decisões, já que sempre haverá algum superior hierárquico a quem você deverá se reportar e prestar contas, a responsabilidade de tomada de decisões ficará sempre ao cargo da cúpula da pirâmide.

Estrutura Linear

A Estrutura linear é comum em empresas pequenas, pois não exige especialização pelo fato dos trabalhos serem menos complexos. Baseada na estrutura antiga. Total autoridade é o chefe.

Com uma única linha de subordinação. Cada qual executa tarefas especificas e bem definidas, que corresponde uma estrutura simples.

Vantagens:

• Autoridade única.

• Indicado para pequenas empresas.

• Simples e econômica.

• Facilita a unidade de mando e disciplina rígida

• Clara definição de responsabilidade e autoridade

Desvantagens:

• Direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com