TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura e Análise de Balanços: Um enfoque econômico financeiro

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho iremos abordar a importância de algumas ferramentas utilizadas na questão da tomada de decisões financeiras entre elas Contabilidade, Matemática Financeira, Economia, Estatística Aplicada e Gestão de Custos. Entendemos que a utilização correta dessas ferramentas estimula o crescimento dos lucros de uma empresa, já que no processo de avaliação financeira de uma empresa levamos em conta os fatos contábeis, estatísticas mercadológicas, pesquisas de campo com consumidores diretos de determinado produto ou serviço, entre outros caminhos que indicam principalmente os motivos das variações provocadas por aumentos ou diminuições dos custos.

Iremos analisar a situação financeira da empresa Natura Cosméticos S/A. Escolhemos a empresa Natura Cosmético S.A. por sua forte marca, com nome conhecido e admirado no mercado, isso nos proporciona uma maior gama de informações para desenvolver esse trabalho, na qual poderemos avaliar a sua situação financeira atual e de certa forma entender melhor o sucesso que até hoje proporciona a essa grande empresa o destaque merecido não apenas no Brasil, mas também o reconhecimento internacional no ramo de cosméticos.

2 ETAPA1: REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Importância da gestão financeira dentro da empresa escolhida

O sucesso de uma empresa pode depender de vários fatores e a Administração Financeira é vital para levá-la ao sucesso, pois com a utilização correta das ferramentas de gestão podemos maximizar resultados e com base nas análises podemos ter mais clareza ao tomar decisões, além disso, o entendimento da contabilidade de custos, cálculos e estatísticas mercadológicas são de extrema importância para a correta análise dos resultados e desenvolvimento organizacional das empresas, afinal, estes interferem direta ou indiretamente nos lucros e prejuízos. Segundo Assaf Neto (2002), “a administração financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital”.

A Natura entende a importância de uma boa gestão, não apenas pela posição que ocupa no mercado nacional e internacional, mas por ser uma companhia integrada, que desenvolve, fabrica, distribui e comercializa produtos de higiene e beleza. Podemos afirmar que a Natura está inserida em um setor muito lucrativo no Brasil. Isso se dá pelo fato dos brasileiros serem um dos povos mais vaidosos do mundo, e por tanto, são atentos aos cuidados com a imagem pessoal e bem-estar, além disso, podemos citar também a influente e crescente participação da mulher no mercado de trabalho, que é o principal público-alvo da Natura. Diante das presentes informações e da importância da contabilidade, a administração financeira se torna fundamental, tanto na Natura como em uma empresa concorrente ou de outro ramo de atuação. As organizações estão inseridas em ambientes que requerem o maior número de informações sobre sua situação econômica, isso é de suma importância para os Steakholders, que são os interessados na saúde financeira da empresa.

2.2 Caracterização da empresa e do setor econômico

● Razão Social: Natura Cosméticos S.A.

● Nome Fantasia: Natura

● Setor Econômico que Atua: Produtos de uso pessoal

● Endereço: Rodovia Anhanguera, S/N KM 30,5 - CEP: 77500-000 - Cajamar - SP

● Porte da organização: Grande Porte

● Número de funcionários: 7 mil colaboradores diretos e 1,5 milhão de colaboradores indiretos

● Número de unidades: 5 unidades industriais próprias, sendo 4 em Cajamar (SP) e 1 em Benevides (PA); 9 centros de distribuição espalhados no Brasil e 4 centros de pesquisa e inovação em Cajamar (SP), Benevides (PA), Manaus (AM) e Nova York (EUA)

● Faturamento: R$ 11,5 bilhões (Balanço 2017)

● Mercado de atuação: Cosméticos e higiene.

● Principais concorrentes: Grupo Boticário, Avon, Nívea, Mary Kay, L´Oreal, Procter & Gamble, Johnson & Johnson entre outros.

2.3 Apresentação da situação econômica atual

Nos últimos 02 anos a economia brasileira não apresenta quadro positivo, alguns eventos afetaram de forma negativa tanto no aspecto político quanto econômico, o fator principal que desencadeou todo este cenário negativo foi o impeachment da Presidente Dilma ocorrida em 31/11/2016. Desta data para cá com troca de ministros, aumento de nomes de políticos e empresas em esquemas de corrupções, trouxeram instabilidade econômica para o país.

Os números oficiais informados pelo governo não retratam a realidade para a população em cadeia produtiva, consequentemente, afetam diretamente aos princípios da ciência econômica: Escassez, escolhas, necessidades, recursos produtivos, produção de bens e serviços e distribuição. Porém, são os números oficiais e que devem ser utilizados para as tomadas de decisões junto às empresas.

Por outro lado, percebe-se que as entidades empresariais de diferentes seguimentos optaram em paralelo por estratégicas que não dependam desta oscilação econômica.

Mesmo passando por este cenário relevante segundo economistas as expectativas para o setor de cuidados pessoais e bem-estar são boas para este ano. O ex. Ministro da fazenda Henrique Meireles afirmou em uma entrevista de imprensa que a “economia brasileira entrou 2018 com um crescimento forte e sólido”. Especialistas afirmam que estamos saindo de uma longa e intensa recessão e seguimos lenta e gradualmente o curso para sair da crise. O caminho ainda é longo mais diante deste cenário econômico com um PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento com relação aos anos anteriores e também com a taxa SILIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) em queda, hoje 6,50%a.a, as expectativas são positivas para o mundo empresarial, mesmo com uma taxa de dólar muito instável nos últimos dias com tendências altas (atualmente em torno de US$3,40).

Com base na pesquisa de 2017 elaborada pela empresa Euromonitor, que é a provedora global de inteligência estratégica de mercado, analisou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com