TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura horizontal

Tese: Estrutura horizontal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Tese  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 13

Estrutura Horizontal

Hierarquia entra no mundo corporativo com falta dela afeta diretamente a rotina de trabalho. Pois muita empresa tem buscado um novo modelo de RH, diferente do modo convencional, que se seguiu um organograma vertical, pois este é baseado numa hierarquia, que contem vários gerentes e subgerentes, essa estrutura busca uma forma mais simples a relação interna, com isso diminuindo as barreiras entre a direção e o restante da equipe. A duvida que gera entre os gestores é que se realmente as empresas estão preparadas para esse novo modelo, que busca a liberdade aos colaboradores. O trabalho na empresa com RH horizontal é um desafio do dia-a-dia, o perfil mais indicado para atuar nessas conseqüências precisa ter características acumulativas de líder e gerente, ter foco, clareza e entender que o negocio que geral resultado a todo sempre.

Vantagens da Estrutura Horizontal

As empresas descobriram as vantagens de incorporar a estrutura horizontal, ela enfatiza uma abordagem mais centrada no empregado com ênfase no trabalho em equipe, com isso permite que os trabalhadores concentrem mais e investir tempos aos objetivos da empresa, pois em uma pequena empresa todo mundo conhece todo mundo, o trabalho em equipe é uma pratica essencial, pois tem garantia que o grupo tem coesão a levar a empresa para frente.

Centrada Empregado- Abordagem

Uma abordagem centrada para uma líder é um aspecto importante da estrutura horizontal, pois é a abordagem centrada no foco da liderança sobre a capacidade dos funcionários para chegar a soluções inovadoras

Trabalho em Equipe

É uma estrutura baseada na ênfase no objetivo coletivo da empresa, ao contrario da estrutura vertical onde a ênfase é colocada sobre cada individuo.

Incentivos de Desempenhos

Desde que a estrutura horizontal enfatizar o grupo, quando é trabalhado bem em conjuntos, cada individuo tem se um incentivo para que o grupo obter sucesso.

Cultura Local de Trabalho

Aumenta a satisfação no trabalho, para que o trabalhador tende-se aumentar a motivação deles, com isso aumenta muito a produtividade da empresa, a estrutura pode ajudar a aumentar a satisfação no trabalho, o valor é colocado na cooperação, abertura e colaboração.

Estrutura em Equipe

É comum encontrar equipes auto gerenciada cuidando de unidades estratégicas de negócios com total autonomia e liberdade. Os lideres das diversas equipes formam uma equipe a equipe lideres enquanto os executivos regionais também participam de uma equipe. Nas grandes organizações ainda baseadas no modelo burocrático a estrutura de equipe complementa a burocrático para aumentar a eficiência da padronização proporcionando flexibilidade e agilidade para o velho modelo. A maior parte das organizações de tecnologia usam equipes auto gerenciadas ou estruturam suas atividades e projetos de pesquisa em torno de equipes, como a HP Boeing ela é transitória dura enquanto durar o projeto ou a missão. Podem participar mais de uma equipe como equipe de apoio, técnica ou operacional o importante é que os membros podem participar simultaneamente.

Vantagens redução das barreiras - entre departamentos e aumento do compromisso das pessoas pela maior proximidade entre elas. Mais flexibilidade da estrutura organizacional e menor tempo de reação aos requisitos do cliente e às mudanças ambientais, pois as decisões da equipe são mais rápidas por dispensar aprovação hierárquica. Participação das pessoas devido ao total envolvimento em projetos globais em vez de tarefas estreitas e monótonos do depto as tarefas são enriquecidas e ampliadas. Menores custos administrativos, pois a criação de equipes derruba a hierarquia requerendo poucos gerentes para a sua supervisão. Desvantagens maior tempo despendido - para a coordenação por meio de reuniões. Pode provocar descentralização exagerada e não planejada, nem sempre os membros da equipe tomam decisões de acordo com os objetivos organizacionais ou departamentais por falta de noção corporativa e tendem a tomar decisões que são boas para a equipe mas que não podem ser más para a organização como um todo.

Estrutura em rede

Segundo Filipe Sobral, uma estrutura em rede é um termo de natureza genérica que agrupa uma série de formas organizacionais alternativas as estruturas burocráticas tradicionais, como organizações em rede, de clusters e virtuais, estruturas por equipes de trabalho e organizações de aprendizagem. O principal diferencial dessas estruturas reside no uso distinto da hierarquia e da divisão do trabalho. Ela tem flexibilidade e capacidade de inovação, referente a mudanças ambientais e o avanço da tecnologia. A globalização aumentou a competitividade nacional e internacionalmente. Tem necessidade de inovação para competir. Na estrutura em rede, os trabalhadores são definidos pela expertise que oferecem para a organização. Usa-se equipes permanentes ou temporárias e usa-se cadeia de comando. É uma estrutura achatada, horizontal. Menos níveis hierárquicos e amplitude de controle maior.

A organização informal é mais relevante do que a formal. As empresas não se limitam a fronteiras internas, estabelecendo parcerias. Isso cresce na medida em que existe maior informação. Maior vantagem é sua adaptabilidade, no qual a inovação é a principal vantagem competitiva. A desvantagem é que há duplicação de recursos e dificuldade de controle.

• Um administrador deve mobilizar esforços individuais e coletivos para que a organização alcance seus objetivos de forma eficaz e eficiente.

Estrutura Virtual

O virtual possui a potencialidade para se atualizar sem passar à concretização efetiva ou convencional. O tema "organização virtual" ainda não possui um conceito definitivo, pois as discussões sobre esse assunto começaram a muito pouco tempo. É por essa razão que os centros de pesquisa de sistemas de informação ou mesmo em gestão de negócios, têm publicado sistematicamente em seus fascículos, notas, editoriais e artigos sobre organizações virtuais. De acordo com Strausak (1998, p. 11), existem atualmente duas abordagens principais para se definir organizações virtuais. A primeira definição se refere a uma organização virtual como uma empresa que faz mais uso das tecnologias de informação e comunicação do que a presença física, para interagir e conduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com