TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturação do espaço, organização dos materiais, sua qualidade e adequação

Seminário: Estruturação do espaço, organização dos materiais, sua qualidade e adequação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

Disserte sobre as suas conclusões e aponte algumas ações ambientalmente mais adequadas que Estruturação do trabalho pedagógico: organização da sala de aula/ a aula

“A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, sua qualidade e adequação constituem elementos essenciais de um projeto educativo.”

Madalena Freire

Objetivos de aprendizagem

• Refletir sobre a estruturação do trabalho pedagógico do professor.

• Identificar os elementos essenciais à construção do planejamento do ensino.

• Compreender que o processo de planejamento do ensino permite a mudança das praticas pedagógicas diante da complexidade da atividade docente.

O ambiente é visto como algo que educa a criança. Na verdade, ele é considerado o terceiro educador juntamente com a equipe de professores.

A fim de agir como um educador para a criança, o ambiente precisa ser flexível e deve passar por uma modificação frequente pelas crianças e pelos professores a fim de permanecer atualizado e sensível às suas necessidades de serem protagonistas na sua construção de seu conhecimento.

As crianças não precisam estar reunidas o tempo todo juntas, assim como não precisam estar centralizadas o tempo todo no professor, ou seja, é interessante que, em alguns momentos, elas possam se organizar em pequenos grupos, enquanto o professor observa, percebe e registra as necessidades delas, e/ou faz mediações pontuais com quem precisa e aproxima-se mais de cada criança individualmente, conhecendo-a melhor.

Também é fundamental que o professor proporcione a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de cada criança e possibilite momentos de manipulação de objetos e brincadeiras de faz de conta. A organização do espaço da sala é um dos grandes aliados para isso tudo, por isso, precisa ser organizado intencionalmente com base em objetivos claros.

O ambiente pode promover ou inibir o desenvolvimento infantil.

Para ser um parceiro pedagógico, promotor de desenvolvimento e aprendizagens, a organização do espaço deve, em primeiro lugar, atender às necessidades das crianças (as afetivas, as relacionadas à construção da autonomia, de socialização e também as fisiológicas) e constituir-se em um espaço de desafios, descobertas e possibilidades de a criança estabelecer muitas e variadas relações.

Organizar o espaço de modo que prejudique ou até mesmo impeça a mobilidade das crianças poderá acarretar problemas de comportamento e impedir o desenvolvimento pleno de algumas delas, que não se sujeitarão a ficar sentadas ou deitadas por longos períodos.

Sendo assim o ambiente externo e interno da instituição escolar deve promover condições para que as crianças possam correr, saltar, pular, descansar, brincar, experimentar diversos tipos de materiais fornecidos pela natureza e pela cultura, encontrados na areia, na água, nos livros, nos jogos, nos brinquedos, nas brincadeiras e tantos outros presentes no grupo social que a pertencem.

A organização do espaço em cantos temáticos, como o do faz de conta, o da leitura, o dos jogos, dentre outros, possibilita um entendimento de uso coletivo do espaço, em que ao mesmo tempo são possíveis escolhas individuais e grupais, que certamente favorecem a autonomia das crianças.

Os procedimentos e as técnicas de ensino tornam-se mais flexíveis, abertos e dinâmicos, favorecendo a exploração ativa do ambiente escolar, promovendo a possibilidade de a criança manipular, jogar e experimentar. É um fazer pedagógico que possibilita à criança agir sem o auxílio constante do adulto, levando em consideração as necessidades básicas e as potencialidades dela.

Essa forma de organizar o espaço permite quebrar o paradigma de uma escola inspirada num modelo de ensino tradicional de classes alinhadas, umas atrás das outras, de móveis fixos, de armários chaveados pelo (a) professor (a).

“... O espaço é retrato da relação pedagógica porque registra, concretamente, através de sua arrumação (dos móveis) e organização (dos materiais) a nossa maneira de viver esta relação.”

Madalena Freire

Quando se pensa em um ambiente pedagógico para as crianças, é necessário organizar os grupos por faixa etária, respeitando o nível do seu desenvolvimento, pois ele tem muito a ver com os materiais que podem ser mais adequados para sua idade.

Um jogo de damas, por exemplo, não é adequado para crianças com 2 anos de idade.

Pensar que tipo de material deve ser utilizado significa pensar que criança queremos formar, para que e como. Sendo assim, a escolha dos materiais e equipamentos para a unidade escolar deverá ter em vista as características, especificidades e necessidades de cada faixa etária.

Assim, a organização de um berçário é diferente de uma sala para atividades de crianças de 2, 3, 4, 5 e 6 anos –, bem como a estruturação do espaço e dos materiais deve estar condizente com a proposta pedagógica da instituição

Alguns aspectos envolvidos no uso e função dos materiais e na organização do espaço da escola:

- Segurança do espaço e dos materiais - diz respeito à escolha dos materiais que podem ser perigosos para as crianças. Os materiais devem ser seguros, assim como o espaço físico.

- Tesouras e materiais de pontas não são recomendáveis para crianças de 0 a 3 anos de idade, já para as crianças de 4, 5 e 6 anos é possível, desde que estejamos atentos (as) e conversemos com elas sobre seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com