TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Acerca Do Mandado De Segurança

Monografias: Estudo Acerca Do Mandado De Segurança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2014  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo acerca do Mandado de Segurança.

1º) Explique os requisitos materiais e formais do mandado de segurança.

R- Os requisitos para a impetração do Mandado de Segurança são: direito líquido e certo, que é aquele que pode ser comprovado documentalmente, independente de produção de provas; e que o ato coator haja sido praticado por uma autoridade.

Formalmente, o Mandado de Segurança ainda requer que sejam preenchidos os requisitos dos arts. 282 e 283, do CPC, relativos à petições iniciais. Deve ser apresentado ainda em duas vias, indicando a autoridade coatora e a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições, conforme art. 6º, caput, da lei nº 12.016/09.

2º) Diferencie e explique o cabimento do Mandado de Segurança e da Ação Cautelar Inominada.

R- A Ação Cautelar inominada está relacionada com o poder geral de cautela. Nesse caso, caberá à parte pleitear ao Juiz o poder geral de cautela, devendo ele decidir se cabe ou não cautelaridade naquele processo.

A cautelar inominada seria uma forma de prevenir que, antes do julgamento da lide, a outra parte cause ao direito discutido uma lesão grave ou de difícil reparação, nas formas do art. 798, do CPC.

Já no caso do Mandado de Segurança, protege-se um direito líquido e certo, não amparado por Habeas Corpus ou Habeas Data, por conta de um ato praticado por autoridade (art. 1º, da lei nº 12.016/09).

3º) Aponte a autoridade coatora no Mandado de Segurança.

R- A autoridade coatora há de ser uma autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. A autoridade pública deve ser também pessoa de direito público interno, inclusive do poder legislativo.

4º) Seria cabível a produção de provas no Mandado de Segurança?

R- O Mandado de Segurança pressupõe que o direito que fora violado seja líquido e certo, e que faz notar que a decisão a ser proferida independe de produção de provas, j[á que essas não podem ser produzidas em sede de Mandado de Segurança. O Juiz decide pelos documentos apresentados com a petição.

5º) Explique a natureza da decisão proferida no Mandado de Segurança.

R- A natureza da sentença proferida é preponderantemente mandamental, o que faz crer que a sua decisão consiste numa ordem emitida pelo Juiz ou Tribunal acerca da decisão atacada.

6º) Explique a natureza do prazo para a impetração do Mandado de Segurança.

R- A natureza do prazo é decadencial, o que faz precluir o direito àquele remédio constitucional específico. Não há dilação do praz, ele se extinguirá após os 120 dias.

Recife, 10 de abril de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com