TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo da Cinemática

Artigo: Estudo da Cinemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

ESTUDO DA CINEMÁTICA

1. CINEMÁTICA

Na Física, a área de estudo denominada Mecânica, estuda o movimento dos objetos. A Mecânica por sua vez é subdivida em duas áreas: Cinemática e Dinâmica. Este estudo terá por foco a área da Cinemática, nela analisamos os conceitos utilizados para descrever o movimento, sendo eles a velocidade, aceleração e trajetória sem considerar suas causas.

Inicialmente abordam-se breves conceitos para melhor entendimento do estudo da cinemática:

Posição: Localização do ponto material sobre sua trajetória retilínea em relação a origem.

Repouso: Quando a posição entre um corpo e um referencial não variar no decorrer do tempo.

Movimento: Considerado a variação, em função do tempo, da posição de um corpo em relação a outro corpo que serve de referência.

Trajetória: A trajetória de um corpo pode ser entendida como o caminho que ele percorreu durante sucessivos instantes de tempo, ao longo de seu movimento.

Deslocamento e Distância Percorrida: O conceito de deslocamento decorre da definição de movimento. Já o conceito de distância percorrida, decorre da definição de trajetória. Vejamos cada um deles, com base na figura abaixo.

Um corpo partindo do ponto A para alcançar o ponto B ora pelo caminho C1, ora pelo caminho C2. O deslocamento do corpo, em ambos os casos, é o vetor que une os dois pontos e só depende deles. Assim, dado um sistema de referência, a partir do qual se possa determinar a posição xA do ponto A e a posição xB do ponto B, definimos o deslocamento:

Equação vetorial:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com