TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Reta

Dissertações: Estudo Da Reta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Declividade de uma reta

Nas aplicações tecnológicas é usual substituir a medida de inclinação em graus pela tangente trigonométrica desse ângulo, que é denominada DECLIVIDADE da reta.

Para determinar a tangente de um ângulo basta-nos dividir o cateto oposto pelo cateto adjacente. A declividade é informada em percentual, assim o valor da tangente é multiplicado por 100. Exemplo: um ângulo cuja tangente é 0,781285 tem 78% de declividade.

Direção de retas

O conceito de DIREÇÃO de uma reta se refere à posição de sua projeção horizontal. Se for definida uma direção de referência no plano π1, a direção de uma reta pode ser traduzida quantitativamente pelo ângulo que forma com o seu referencial..

ESTUDO DO PLANO

Posições de Planos

Em relação ao plano de projeção horizontal π1 um outro plano α por exemplo não coincidente com π1 pode ocupar três posições: paralelo, perpendicular e oblíquo.

Quando for paralelo todos os pontos têm a mesma cota é denominado de PLANO DE COTA CONSTANTE, perpendicular é chamado de VISTA DE BASE ou BÁSICO e oblíquo recebe o nome de PLANO INCLINADO.

Inclinação e Declividade de Planos

Devemos ressaltar que um plano de cota constante tem todos os seus pontos de mesma cota, logo a sua posição em relação ao plano de projeção π1 é paralelo, assim o ângulo de inclinação que o plano faz com π1 é 0° e sua declividade é 0%. O plano em vista de base é perpendicular a π1, logo o ângulo de inclinação é 90° e sua declividade não existe. Para encontrar o ângulo de inclinação do plano inclinado devemos projetá-lo em uma direção particular para deixá-lo em vista de base, dessa forma encontramos o ângulo de inclinação e a declividade.

Na projeção de índice 2 traçar um segmento de reta passando por G2 na condição de encontra o lado oposto no ponto J2 e que este segmento de reta seja paralelo a linha de terra, encontrar também na projeção de índice 1 por linhas de chamadas G1J1 e em seguida projetar os 4 pontos G, H, I e J na direção de GJ, nessa direção os quatro pontos vão se projetar alinhados, como mostra a figura 06.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com