TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Tansagem

Artigo: Estudo Da Tansagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

Nome Científico: Plantago major L.

Nome Popular: Tanchagem

Família Botânica: Plantaginaceae

Origem: Nativa da Europa e norte central da Ásia, agora naturalizada em todo o mundo.

Observação: Essa planta é auto-fértil é comumente considerada como erva daninha, crescendo nas laterais na estrada, nos gramados e pastagens.

Cultivo: Prospera em solos úmido e clima quente.

Cultivo em casa: Regar duas vezes, ou uma vez por dia. Não necessária mais deve ser feita a renovação dos canteiros para ter sempre plantas mais vigorosas.

Composição química: Contém mucilagens de ácidos urónicos (3 a 6%), pectinas, glucosídeos iridóides (asperulósido, aucubósido), taninos, ácido cafeico e seus ésteres (clorogênico, neoclorogênico) e derivados do ácido cinâmico (acteósido), ácido silícico livre e combinado, cumarinas (esculetina), vários ésteres osídicos de ácido cafeico (verbascósido, plantamósido).³ Possui sais de potássio (até 0,5%), enzimas (invertina e emulsina), saponinas, vitamina C, flavonoides (plantaginina) e ácidos orgânicos (cítrico e málico). Um estudo sobre as quantidades de proteínas, açúcares, vitaminas e minerais explica o seu uso como alimentos.

Utilização: Cultivada como planta medicinal.

Uso popular: Destinado a tratar infecções da pele (alergias), redução de edema de lábio e olho, dor de garganta.

Partes usadas: Folhas (pecíolo, limbo).

Ações farmacológicas: As mucilagens têm efeito emoliente, antialérgico, expectorante e reduzem a assimilação intestinal dos glúcidos e lipídeos. Os glucosídeos iridóides têm ação anti-inflamatória, os taninos conferem-lhe atividade adstringente e as sementes possuem ação laxativa. Em um estudo, alguns compostos puros encontrados no extrato da planta demonstraram uma potente atividade antiviral. Entre eles, o ácido cafeico demonstrou forte atividade contra herpes-vírus (HSV-1 e HSV-2) e adenovírus (ADV-3) e o ácido clorogênico demonstrou atividade contra o adenovírus 11 (ADV-11). Em outro estudo, o extrato da planta exibiu atividade imunomodulatória, aumentando a proliferação de linfócitos e secreção de interferon-y em concentrações baixas.

Modo de preparo: Incipiente deve-se colher duas folhas, lava-las com água corrente. Deve-se usar um litro de água filtrada para o preparo do chá, coloca-se a água para aquecer junto com as folhas, quando esta entrar em ebulição esperar 10 minutos e desligar o fogo.

Modo de usar : O chá deve ser consumido ao longo do dia. Conservar na geladeira em um recipiente de vidro ( jarra).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com