TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso "Cirque Du Soleil

Artigo: Estudo De Caso "Cirque Du Soleil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  2.729 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SANTO ANDRÉ

2012

Elquias Pereira da Silva

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

ESTUDO DE CASO – CIRQUE DU SOLEIL

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado à disciplina de Administração, curso Superior de Engenharia Mecânica Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Professor Jaime Rodolfi

SANTO ANDRÉ

2012

Estudo de Caso – Cirque Du Soleil

Enquanto o negócio de circo se encontra em declínio, ameaçado pela competição das diversões eletrônicas e pelos elevados custos de logística, o Cirque Du Soleil dá uma aula de gestão. Com mais de 3000 funcionários, produções itinerantes em todo o mundo e um público superior a 50 milhões de pessoas, o Cirque Du Soleil em seus 22 anos de existência ultrapassa o faturamento de US$ 500 MILHÕES.

Segundo a teoria de Chan Kim e Renée Maubogne, professores da escola de administração francesa Insead e autores do livro A Estratégia do Oceano Azul, através de uma estratégia inovadora, distantes das convencionais praticadas no seu setor. O Cirque Du Soleil se destacou da concorrência e achou o seu oceano azul, espaço reservado às empresas que, através da diferenciação e movimentos estratégicos denominados inovação de valor, acham um mercado (oceano) inexplorado e escapam do oceano vermelho marcado pelas estratégias convencionais e um mercado aglomerado e concorrente.

A receita mágica do sucesso começou a dar certo quando seus fundadores reconheceram que criar um espetáculo era tão importante como gerar recursos para produzir outros e promovê-los. A empresa, ao contrário das demais companhias artísticas, propôs-se desde o início ter uma empresa na qual a arte pudesse conviver com os negócios. O fundamental é não perder o equilíbrio entre o comercial e o artístico: “Se os aspectos comerciais ganhassem muita importância, perderíamos a nossa essência; se o artístico crescesse além do comercial, perderíamos dinheiro. Definitivamente, trata-se de preservar o equilíbrio”, afirmou Guy Liberte, titular do departamento de criação.

Ainda que os espetáculos conservem alguns elementos típicos (tenda, palhaços e acrobatas), deixou de lado outros (notadamente números com animais), dando ênfase à música, ao figurino e à cenografia.

O fato de não trabalhar com animais lhe permitiu reduzir os elevados custos com cuidados, escapar das críticas dos defensores de seus direitos e destinar os recursos que sobram para valorização do produto perante os clientes. A companhia eliminou atributos que antes eram considerados indispensáveis em apresentações circenses e que não agregavam o valor esperado.

Como resultado, atraiu um público que não era espectador de circo. Os espetáculos têm muito de ópera, balé e música clássica, e levam a plateia a outros mundos com preços similares aos de uma apresentação na Broadway.

Questões

1- Quais pontos você ressaltaria em que houve uma inovação de valor?

O Cirque Du Soleil, tinha como objetivo ser uma empresa na qual a arte pudesse conviver com os negócios, porém, se os aspectos comerciais ganhassem muita importância, o circo perderia a sua essência e se o artístico crescesse além do comercial, o circo perderia dinheiro.

A companhia eliminou atributos que antes eram considerados indispensáveis em apresentações circenses e que não agregavam o valor esperado. Ainda que os espetáculos conservem alguns elementos típicos (tenda, palhaços e acrobatas), deixou de lado outros (números com animais), dando ênfase a música, ao figurino e à cenografia.

Como resultado, atraiu um público que não era espectador de circo. Os espetáculos têm ópera, balé e música clássica, e levam a plateia a outros mundos com preços similares aos de uma apresentação na Broadway.

2- O fato de a companhia refinar as atrações que despendiam mais gastos prejudicou os espetáculos? Por que?

Não, o fato de a companhia eliminar números com animais, não prejudicou os espetáculos, porque eliminou elevados custos com cuidados, distanciando de criticas dos defensores e seus direitos. Mesmo eliminando alguns números, deram ênfase a outros, como a música, ao figurino e à cenografia e tem agradado muito a plateia, como resultado tem um público de mais de 50 milhões de pessoas e um faturamento superior a 500 milhões de dólares.

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SANTO ANDRÉ

2012

Elquias Pereira da Silva

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

ESTUDO DE CASO – CIRQUE DU SOLEIL

Atividades Práticas Supervisionadas, apresentado à disciplina de Administração, curso Superior de Engenharia Mecânica Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Professor Jaime Rodolfi

SANTO ANDRÉ

2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com