TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Resistores

Artigos Científicos: Estudo De Resistores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Resistores

São peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.

Alguns exemplos de resistores utilizados no nosso cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros.

Em circuitos elétricos teóricos costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações:

Resistor

É todo elemento de um circuito que tem por função converter energia elétrica em energia térmica , sendo assim , um dissipador de energia elétrica .

A transformação de energia elétrica em energia térmica chamamos ‘’ efeito Joule ‘’ ou ‘’ efeito térmico ‘’

PRIMEIRA LEI DE OHM

Ao analisar, na primeira metade do século XIX, características de materiais submetidos a potenciais diferentes e as correntes originadas nesses, George Simon Ohm verificou que, para vários materiais, existia uma proporcionalidade entre a d.d.p e a corrente elétrica. Isso significa, por exemplo, que ao dobrarmos a voltagem aplicada a esse material, a intensidade de corrente elétrica também dobraria. Ou seja:

ui=constanteui=constante

Graficamente, isso pode ser expresso através de uma reta:

A esse tipo de material, na qual a proporção acima é válida, chamamos de material OHMICO. A constante que aparece na equação acima será chamada de RESISTÊNCIA ELÉTRICA, para qual adotaremos o símbolo R.

ui=R⇒U=R⋅iui=R⇒U=R⋅i

Essa proporção recebe o nome de Primeira Lei de Ohm:

INTERRUPTORES

Interruptores são dispositivos através dos quais abrimos ou fechamos um circuito elétrico, podendo assim interromper a passagem de corrente elétrica. O símbolo utilizado para isso será o seguinte:

Resistores

Dá-se o nome de resistor aos elementos de um circuito elétrico projetados para transformar energia elétrica em calor. São exemplos de resistores o filamento de um chuveiro elétrico, as lâmpadas incandescentes (que produzem luz graças à alta temperatura de seu filamento), as torradeiras e os secadores de cabelo, entre outros.

SEGUNDA LEI DE OHM

Entre 1825 e 1827, Ohm, investigando o funcionamento de vários condutores, chega a conclusão que a resistência elétrica de um fio dependia de suas características geométricas e do material. Suas conclusões levaram ao que é chamado de segunda Lei de Ohm:

“A resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área”

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com