TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Diciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Estudo Diciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  3.808 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A definição de demanda por moeda é similar à definição de demanda por qualquer outro bem. Ela pode ser definida como a quantidade de riqueza que os agentes decidem manter na forma de moeda. A maioria dos livros-texto refere-se à demanda por moeda como uma demanda por encaixes reais. Isso quer dizer que os indivíduos retêm moeda por aquilo que irão comprar em bens e serviços, isto é, os agentes econômicos estão interessados no poder aquisitivo dos encaixes monetários que possuem. Também é praticamente consenso entre os economistas que a demanda por moeda é determinada, basicamente, pela taxa de juros (quanto maior a taxa, menor o incentivo para reter moeda), pelo nível de preços (que afetaria somente a demanda nominal por moeda), pelo custo real das transações (se fosse possível transformar, imediatamente e sem custos, os fundos em dinheiro, não seria preciso manter dinheiro, já que seria possível realizar transações com a transformação do ativo rentável em moeda ocorrendo somente no exato momento em que ela se mostrasse necessária, o que permitiria que o ativo ficasse mais tempo rendendo) e pela renda. Quanto aos conceitos relativos à demanda por moeda, é correto afirmar que:

I – A demanda por moeda ocorre, geralmente, por três motivos básicos, são eles: transação que representa a guarda de moeda para se fazer pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados. Precaução é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos e redistribuição representa a disponibilização de moeda para redistribuir entre pagamentos, poupança e especulação.

II – A demanda por moeda ocorre somente pelo motivo transacional que representa a guarda de moeda para se fazer pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados.

III – A demanda por moeda ocorre por três motivos: transação que representa a guarda de moeda para se fazer mediante pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados. Precaução é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos e especulação em que a moeda é considerada também como reserva de valor e não apenas meio de troca. Por isso, não seria estranho que os agentes econômicos guardassem moeda ociosa, na expectativa de mudanças na taxa de juros de mercado e, assim, aplicá-la melhor no futuro.

IV – A demanda por moeda ocorre por dois motivos: transação que representa a guarda de moeda para se fazer mediante pagamentos, dado que os pagamentos e os recebimentos não são perfeitamente sincronizados e precaução que é a guarda de moeda para cobrir gastos imprevistos.

V – A demanda por moeda ocorre por diferentes motivos: organizacional que é a forma como as organizações administram seus recursos monetários. Institucionais que é a maneira em que a pessoa jurídica está constituída e sociais que é a forma como os recursos são distribuídos para atender as necessidades da sociedade como um todo.

Resposta Selecionada:

d.

Somente a alternativa III é correta.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A influência da elevação da inflação no custo de vida da população mais pobre é duas vezes maior do que a observada na população de renda superior da cidade de São Paulo em novembro de 2009, apontou o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A entidade apurou que a taxa foi de 0,42% para as pessoas de baixa renda e de 0,20% para os mais ricos. Com isso, o ICV (Índice do Custo de Vida) teve variação de 0,28% no mês em todas as faixas. Quanto aos conceitos de juros e processo inflacionário de uma economia, respectivamente, é correto afirmar que:

Resposta Selecionada:

c.

É o preço do dinheiro ao longo do tempo / É a elevação generalizada dos preços.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A taxa Selic é obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada nas operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Quanto à aplicação dessa taxa, é correto afirmar que:

I – É um valor percentual utilizado para medir a variação dos preços dos alimentos ao longo do tempo. Em outras palavras é a variação de uma cesta de bens.

II – A taxa Selic regula todos os preços na economia brasileira.

III – A taxa Selic é, no Brasil, a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, ou overnight, que possuem lastro em títulos públicos federais, títulos estes que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, ou Selic. Em linhas gerais é a taxa que baliza as demais taxas de juros cobradas pelo setor financeiro no país.

IV – Em uma economia de mercado, essa taxa pode ser utilizada para congelar os preços praticados em todos os setores da economia.

V – É a única forma de o Governo Federal intervir na economia.

Resposta Selecionada:

d.

Somente a alternativa III é correta.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Aparecida Maria iniciará uma nova atividade profissional e necessitará de um veículo novo para visitar os clientes. Partindo do princípio que ela pretende adquirir um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com