TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido De Fisiologia

Trabalho Escolar: Estudo Dirigido De Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 7

ESTUDO DIRIGIDO- FISIOLOGIA

1. Explique as mecanismos de transporte através das membranas celulares abaixo:

a) Difusão Passiva:

É a passagem de um soluto de um lado mais concentrado para um lado menos concentrado. Não há gasto de energia, ocorre a favor do gradiente (diferença de concentração entre um lado e outro).

b) Difusão Facilitada:

É feita por transporte passivo, suas substâncias são maiores e passam através da membrana com o trabalho de proteínas carregadoras (transportadoras).

c) Transporte Ativo:

É a passagem de uma substância de um lado menos concentrado para um meio mais concentrado (contra o gradiente), há gasto de energia.

d) Endocitose:

Permite o transporte de substâncias de alto peso molecular do meio extra-celular para o intracelular, através de vesículas limitadas por membrana (vesículas de endocitose). Há gasto de energia.

e) Osmose:

A água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes do soluto, separados por uma membrana semipermeável (só passa moléculas de água). Nesse processo a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um meio hipertônico (maior concentração de soluto). O processo se finaliza quando dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).

2. O que é homeostase?

É a manutenção constante do meio interno (estabilidade interna).

3. Qual é a diferença entre o meio intracelular e o extracelular?

4. Explique feedback negativo.

Feedback negativo é a reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. É uma resposta contrária ao estímulo inicial. Faz o controle da homeostase. O sistema ideal de feedback negativo deverá apresentar: alto ganho, resposta rápida, capazes de responder sobre altas freqüências (sob curtos intervalos de tempo). Traduz um controle da secreção hormonal pelos próprios efeitos que esta produz. Limita os excessos de hormônio e das suas ações/produtos, porque, quando estes últimos estão em excesso é freada a secreção hormonal; quando em defeito, é estimulada. A ação/produto em questão pode ser a produção de outro hormônio (que regulam-se mutuamente). O resultado final deste mecanismo de regulação é a manutenção dos valores de secreção hormonal num nível constante, que é o ponto de ajuste (set point) do sistema homeostático.

5. Esquematize um neurônio, indicando suas partes.

(DAR UMA OLHADA NOS SLIDES)

6. Como são classificados os neurônios, de acordo com sua morfologia?

Os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos:

• Neurônios multipolares: tem muitas extensões saindo do corpo celular, embora apenas um seja o axônio.

• Neurônios bipolares: possui um dendrito e um axônio.

• Neurônios pseudo-unipolares: estas células têm dois axônios ao invés de um axônio e um dendrito. Um dos axônios vai até a medula espinhal, enquanto outro vai em direção da pele ou músculo.

7. O que é, como é formada e qual é a importância da bainha de mielina?

É uma bainha rica em lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso central como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos. Esta bainha é formada pelas membranas celulares das células da glia (células de Schwann no sistema nervoso periférico e oligodendróglia no sistema nervoso central). É formada por 70% de lipídios e 30% de proteínas. A bainha de mielinha não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier. É importante, pois ela produz a condução saltatória, resultando em aumento da velocidade de propagação do potencial de ação e economia de energia para a célula, pois somente os nodos despolarizam.

Em outras palavras, com a mielina o impulso elétrico salta de um nódulo para outro, ao invés de ter que viajar a distância inteira do axônio. Esta condução saltatória, agiliza a movimentação do impulso, já que alguns axônios podem ter até um metro de comprimento. Com isso, o corpo atinge uma condução nervosa rápida e eficiente, e é o que permite que você reaja tão rapidamente durante os reflexos.

8. Quais os fatores que contribuem para o estabelecimento do potencial de repouso da célula nervosa?

Ocorre quando não se tem sinais nervosos transmitidos, tendo um valor de cerca de -90mV. Então o meio intracelular é negativo em sua região adjacente a membrana. No meio intracelular tem-se uma maior concentração de potássio K+ em relação ao sódio Na+ que possui uma maior concentração em meio extra-celular.

9. Explique detalhadamente o potencial de ação no neurônio, indicando os eventos que ocorrem em cada fase, respectivamente.

Quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorre através dela. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de Potencial de Ação.

DESPOLARIZAÇÃO: É a primeira fase do potencial de ação. Durante esta fase ocorre um aumento na permeabilidade da membrana aos íons Na+. Isso propicia um influxo de íons Na+ para o interior do axônio, através de sua membrana, por um processo de difusão simples. Com isso o líquido intracelular se torna com grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior, que é a despolarização.

O potencial de membrana neste período passa a ser, portanto, positivo.

REPOLARIZAÇÃO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com