TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dos Sabões

Artigo: Estudo Dos Sabões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Propriedades dos sabões

Em 3 tubos de ensaio coloca-se 1 ml da soluçao de sabão anteriormente preparada, acrecenta-se 5 gotas de solução de cloreto de sódio (35 %) no primeiro tubo, 5 gotas de solução de ácido clorídrico( 0,1M) no segundo tudo e 5 gotas de solução de cloreto de cálcio (10%) no terceiro tubo, para que as propriedades do sabão possam ser verificadas.

Em 2 tubos de ensaio coloca-se 0.5 ml do óleo usado na preparação do sabão. Em um dos tubos coloca-se 10 ml de água destilada e no outro 10 ml da solução de sabão anteriormente preparada.

Teste do Iodo

Em um tubo de ensaio, coloca-se 1 ml de óleo e 2 gotas de lugol, aquecendo em banho-maria fervente por 10 minutos.

Resultados e discussões :

No primeiro momento da prática foi realizado a reação de saponificação. Ao colocar em contato a soda dissolvida na água aquecida com o óleo obteve-se uma substância sólida amarelada, que é o sabão. Os ácidos graxos presentes no óleo reagiram com a soda, formando o sais de sódio (sabão).

Reação de saponificação :

No segundo momento observou-se as propriedades dos sabões. No tubo 1, quando adiciona-se cloreto de sódio na solução de sabão ele auxilia na separação da solução em duas fases, na fase superior, fase apolar, encontra-se o sabão e, na inferior, fase aquosa e polar, glicerina, impurezas e possível excesso de soda. No tubo 2, a solução de sabão misturada com ácido clorídrico resultou na recuperação do ácido graxo, havendo uma reação de neutralização entre o sabão e o HCl que levou a formação de um ácido carboxílico de cadeia longa e cloreto de potássio, um sal solúvel em água. No tubo 3, quando misturou-se a solução de sabão com o cloreto de cálcio observou-se a mudança de cor de amarelo para branco com formação de precipitado, foi produzido o sal cloreto de cálcio e outro sal orgânico insolúvel em água. No tubo 4, verificou-se que a água e o óleo possuem propriedades diferentes, polar e apolar respectivamente, não havendo assim uma interação entre eles. Já no tubo 5, quando o óleo interagiu com a solução de sabão, preparada na primeira parte do experimento, ocorreu à formação de uma solução gelatinosa devido às propriedades do sabão que tentou degradar as moléculas do óleo de soja.

No terceiro momento foi feito o teste do iodo, onde foi possível notar uma gradativa redução na cor característica do iodo na amostra aquecida. Essa redução na coloração se deve a reação de halogenação, onde o iodo reage com as duplas ligações do ácido graxo insaturado. O iodo foi consumido, diminuindo a intensidade da sua coloração.

Bibliografia :

http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_lipidios/saponificacao.htm

http://fdr.com.br/formacao/2013/produtos-de-limpeza/saboes/#

http://pt.wikipedia.org/wiki/Saponifica%C3%A7%C3%A3o

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeheAAC/relatorio-bioquimica-lipidios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com