TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de vertebrados

Tese: Estudo de vertebrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Marina Candido Cardoso; Tiago Beltrão Graboski

Prática escolhida: Debate

Entendemos que o debate em sala, permitindo os alunos expressarem suas opiniões, consiste em uma forma de estímulo ao interesse por assuntos que talvez não chamassem tanto a atenção em outras formas de abordagem. Essa abordagem nos permitirá uma relação mais próxima com o aluno, que tende a se sentir mais a vontade em participar da aula.

Disciplina: Biologia

Tema: Estudo dos vertebrados

Conteúdo: Vertebrados em extinção

Etapa de Ensino: ano/série: Ensino Médio – 3º ano

Objetivo: Compreensão e reconhecimento da biologia dos vertebrados; Compreensão e entendimento da origem dos vertebrados; compreensão de extinção; compreensão da relação entre a ação humana e problemas direcionados à diminuição da biodiversidade.

Justificativa do tema: O entendimento das características dos vertebrados por si só já representa grande importância dentro do ensino básico. Além disso, compreendemos que existe uma grande necessidade de criar um senso crítico nos alunos, a respeito das consequências da ação antrópica no meio ambiente.

Encaminhamentos Metodológicos: Os assuntos que envolvem os problemas causados pelo homem, sempre geram polêmicas. Algumas pessoas entendem que a ação do homem, mesmo que prejudicial ao meio e às outras espécies, é necessária para o desenvolvimento social ou ainda, que não tenha tanto impacto ecológico. A ideia é ver em que posição os alunos se encontram por meio de um debate entre a turma. Alunos e professores poderão expor sua opinião e expressar seus argumentos. Os professores serão responsáveis por trazer informações sobre o assunto, de modo a desenvolver opiniões e argumentos na turma.

Procedimentos Didáticos: Será uma aula em que os alunos e professores poderão debater sobre o assunto, a partir da exposição do tema e breve explicação por parte dos professores.

Recursos Didáticos: Para o preparo das aulas será utilizado o livro Biologia dos Vertebrados, de, Robert Orr e alguns artigos sobre espécies em extinção. Para a aula, mapa do desmatamento, mapa com a distribuição de vertebrados pelo mundo, imagens de animais brasileiros ameaçados de extinção.

Avaliação: Participação no debate

Critérios avaliativos: Interesse do aluno no assunto, seu aproveitamento e desenvolvimento, a forma como são colocados seus argumentos e o respeito pela opinião dos colegas.

Instrumentos utilizados: lousa, data show

Referências: Internet, livro didático, artigos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com