TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Diciplinares

Dissertações: Estudos Diciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO TRABALHO E ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS

Uma das grandes contribuições da Administração Científica foi o desenvolvimento do estudo de tempos e movimentos (motion-time study), onde o trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise de cada tarefa, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. Observando metodicamente a execução de cada operação a cargo dos operários, em 1903,Taylor viu a possibilidade de decompor cada tarefa e cada operação da tarefa em uma série ordenada de movimentos simples. Os movimentos inúteis eram eliminados enquanto os movimentos úteis eram simplificados, racionalizados ou fundidos com outros movimentos para proporcionar economia de tempo e de esforço ao operário. A essa análise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos, ou seja, a determinação do tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro, e a esse tempo médio eram adicionados os tempos elementares e mortos (esperas, tempos de saída do operário da linha para suas necessidades pessoais etc.) para resultar o chamado tempo padrão. Com isso padronizava-se o método de trabalho e o tempo destinado à sua execução. O estudo dos tempos e movimentos permitiu a racionalização do método de trabalho do operário e a fixação dos tempos-padrão para execução das tarefas. Trouxe outras vantagens adicionais, a saber:

1. Eliminação do desperdício de esforço humano e dos movimentos inúteis;

2. Racionalização da seleção e adaptação dos operários à tarefa;

3. Facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades;

4. Distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta ou excesso de trabalho;

5. Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho;

6. Estabelecer uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção;

ESTUDO DA FADIGA HUMANA

O estudo dos movimentos humanos tem uma tripla finalidade:

1. Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa;

2. Execução econômica dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico;

3. Seriação apropriada aos movimentos (princípios de economia de movimentos).

O estudo dos movimentos baseia-se na anatomia e na fisiologia humana. Nesse sentido, Gilbreth efetuou estudos (estatísticos e não-fisiológicos, pois era engenheiro) sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Verificou que a fadiga predispõe o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenças e acidentes e diminuição da capacidade de esforço. Em suma, a fadiga é um redutor da eficiência.

Para reduzir a fadiga, Gilbreth propôs princípios de economia de movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com