TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Diisciplinares II

Casos: Estudos Diisciplinares II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Aluno: Letícia Damasceno

Ra: 1408867

Pólo: Três Pontas MG

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTANCIA

O ensino/aprendizagem normalmente não está junto, fisicamente, mas estão interligados por tecnologia como internet. Outro conceito importante é o de educação contínua ou continuada, que se dá no processo de formação constate, de aprender, junta teoria e prática, refletindo sobre a própria experiência, ampliando-a com novas informações.

Reflexão:

O Ensino a Distância preenche hoje, um papel democratiza dor do ensino, pois, pode levar cultura a lugares de difícil acesso, e, permite ao educando escolher o melhor momento para seus estudos. Pessoa comum, com atividades de trabalho e pouco tempo livre, tem a opção.

HOMEM E SOCIEDADE

O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Tudo que o homem faz, aprendeu com os seus semelhantes e não decorre de imposições originadas fora da cultura. Cultura é um processo acumulativo. A linguagem humana é um produto da cultura, mas não existiria cultura se o homem não tivesse a possibilidade de desenvolver um sistema articulado de comunicação oral. O homem muda seus hábitos e evolui porque tem a capacidade de questionar os seus próprios hábitos e modificá-los. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Este é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e admirável mundo novo do porvir.

Reflexão:

Esta matéria foi importante para podemos compreender os diferentes tipos de cultura e comportamento do homem em sociedade.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Durante muito tempo, a preocupação com a leitura, interpretação e produção de

textos esteve restrita praticamente aos professores de língua materna dos ensinos

fundamental e médio, cuja tarefa é criar um alicerce seguro (no que diz respeito ao

desenvolvimento da competência lingüística), objetivando transformar o educando,

através do instrumento língua, em um cidadão consciente de seus direitos e capaz de cumprir com seus deveres. Para configurar uma das disposições gerais da Educação Básica da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em especial o artigo 22 que assim se expressa: “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Ler, escrever e interpretar textos é ações que podem até partir das aulas de português, entretanto tais verbos congregam práticas da vida social. A todo instante, somos convidados a decodificar o mundo com base nos signos verbais e não-verbais que nos são apresentados. Mais ainda, somos convidados a produzir textos para falar de nós, das nossas necessidades, angústias, medos, emoções variadas.

Cientes de nossa tarefa, como professor de língua materna que somos, será

possível aproveitar as aulas para observar, através dos textos da literatura brasileira, a abundância do português revelada nas suas quase que infinitas possibilidades de expressão, sendo o texto literário a sua concretização mais elaborada, considerando aí a finalidade artística existente. É claro que esses textos não podem (na verdade, não devem) ser o princípio norteador para uma prática de ensino eficiente.

Reflexão:

A matéria interpretação de texto é muito importante para conhecermos nossa língua.

MATEMÁTICA

São a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático usa a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos na pesquisa pura e na ciência aplicada. Cria fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas.

REFLEXÃO:

A Matemática está presente em todas as situações, se olharmos ao nosso redor pode perceber sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. Seu desenvolvimento está ligado à pesquisa, ao argumento, ao interesse por descobrir o novo, investigar situações, é a ciência do raciocínio lógico.

.

PRÁTICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com