TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares

Trabalho Universitário: Estudos Disciplinares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  5.743 Visualizações

Página 1 de 3

Com base na sua competência de leitor, assinale a alternativa que apresente o ditado popular com o mesmo sentido do ditado a seguir: “A união faz a força”.

Resposta Selecionada: d.

“Uma andorinha só não faz verão”.

• Pergunta 2

1 em 1 pontos

A seleção de um determinado gênero textual em uma situação comunicativa não é inteiramente livre  visto que não depende do contexto e da finalidade da comunicação.

Em relação à afirmação acima e sua justificativa, pode-se dizer que:

Resposta Selecionada: a.

a afirmação é verdadeira e a justificativa é falsa.

• Pergunta 3

1 em 1 pontos

Assinale a alternativa correta em relação aos fatores de coerência intencionalidade e aceitabilidade:

Resposta Selecionada: c.

Constituem o princípio de cooperação entre os interlocutores.

• Pergunta 4

1 em 1 pontos

Leia com atenção o diálogo a seguir:

“(...)

– Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.

– Junto com as outras?

– Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer alguma coisa com elas. Ponha no lugar do outro dia.”

(Millôr Fernandes)

Responda:

Resposta Selecionada: c.

A coerência desse texto depende do contexto de comunicação.

• Pergunta 5

0 em 1 pontos

Resposta Selecionada: b.

A avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.

• Pergunta 6

1 em 1 pontos

Resposta Selecionada: c.

O emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.

• Pergunta 7

0 em 1 pontos

“Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.”

(GIDDENS, A. “Sociologia”. Porto Alegre: Artmed, 2005)

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. As crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque:

Resposta Selecionada: a.

Codificam as informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

• Pergunta 8

1 em 1 pontos

Resposta Selecionada: a.

Influenciar o leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

• Pergunta 9

1 em 1 pontos

“Nestes últimos anos, a situação mudou bastante e o Brasil, normalizado, já não nos parece tão mítico, no bem e no mal. Houve um mútuo reconhecimento entre os dois países de expressão portuguesa de um lado e do outro do Atlântico: o Brasil descobriu Portugal e Portugal, em um retorno das caravelas, voltou a descobrir o Brasil e a ser, por seu lado, colonizado por expressões linguísticas, as telenovelas, os romances, a poesia, a comida e as formas de tratamento brasileiro. O mesmo, embora em nível superficial, dele excluído o plano da língua, aconteceu com a Europa, que, depois da diáspora dos anos 70, depois da inserção na cultura da bossa-nova e da música popular brasileira, da problemática ecológica centrada na Amazônia, ou da problemática social emergente do fenômeno dos meninos de rua, e até do álibi ocultista dos romances de Paulo Coelho, continua todos os dias a descobrir, no bem e no mal, o novo Brasil. Se, no fim do século XIX, Sílvio Romero definia a literatura brasileira como manifestação de um país mestiço, será fácil para nós defini-la como expressão de um país polifônico: em que já não é determinante o eixo Rio-São Paulo, mas que, em cada região, desenvolve originalmente a sua unitária e particular tradição cultural. É esse, para nós, no início do século XXI, o novo estilo brasileiro.”

(STEGAGNO-PICCHIO, L. “História da literatura brasileira”. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004)

No texto, a autora mostra como o Brasil, ao longo de sua história, foi, aos poucos, construindo uma identidade cultural e literária relativamente autônoma frente à identidade europeia, em geral, e à portuguesa em particular. Sua análise pressupõe, de modo especial, o papel do patrimônio literário e linguístico, que favoreceu o surgimento daquilo que ela chama de “estilo brasileiro”. Diante desse pressuposto e levando em consideração o texto e as diferentes etapas de consolidação da cultura brasileira, constata-se que:

Resposta Selecionada: c.

Ocorre, no início do século XXI, promovido pela solidificação da cultura nacional, maior reconhecimento do Brasil por ele mesmo, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos.

• Pergunta 10

1 em 1 pontos

Assinale a alternativa em desacordo com a correta grafia do porquê:

Resposta Selecionada: a.

“Foi difícil a situação porque passei.”

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »