TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares Drenagem Linática

Pesquisas Acadêmicas: Estudos Disciplinares Drenagem Linática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 8

Exercício 1:

1) Guyton apud Fábio Borges “referiu-se ao sistema linfático como uma via acessória pela qual o líquido pode fluir dos espaços intersticiais para o sangue, realizando o transporte de proteínas e material em grandes partículas, para fora dos espaços teciduais.” Sobre o sistema linfático podemos afirmar:

I) É um sistema de drenagem com válvulas em um único sentido, por onde líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sistema venoso.

II) Transporta diariamente de 40 a 60 litros de linfa por dia.

III) A contratilidade da musculatura esquelética exerce pressão nos vasos linfáticos, impedindo o fluxo da linfa.

A - Somente a I está correta

B - I e III estão corretas

C - II e III estão corretas

D - Todas estão corretas

E - Somente a III está correta

Comentários:

A - O sistema linfático é um conjunto de tecidos e órgãos linfáticos que produzem linfócitos e drenam os líquidos em excesso, é responsável pela limpeza e defesa. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; feito de forma manual a drenagem é feita em círculos com as mãos, movimentos contínuos e com certa pressão, também melhora a condição das linfas.

Exercício 2:

Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. É constituído:

A - Linfa,vasos linfáticos, órgãos linfáticos e medula

B - linfa, vasos linfáticos, órgãos linfáticos e líquido tissular

C - linfa, vasos linfáticos, órgãos linfáticos.

D - Vasos linfáticos, medula óssea, órgão linfáticos

E - Capilares sanguineos, linfonodos, troncos linfáticos.

Comentários:

C - O sistema linfático é constituído por vasos linfáticos, linfonodos e linfa. Os vasos linfáticos estão distribuídos por todo o corpo, localizados mais precisamente entre as células dos tecidos; os linfonodos também são chamados de nódulos linfáticos, eles têm formato esférico e aspecto esponjoso, revestidos por tecido conjuntivo; a linfa é o excesso de líquido tissular que entra nos vasos linfáticos, tem cor esbranquiçada, constituição celular bem parecida com a do sangue, mas apresenta com poucas hemácias.

Exercício 3:

Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo,capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais:

A - ducto torácico direito, ducto torácico esquerdo

B - ducto torácico e ducto torácico esquerdo

C - ducto torácico e ducto linfático

D - ducto linfático e ducto torácico direito

E - Ducto linfático lombar e cisterna do Quilo

Comentários:

C - O ducto linfático direito ele conduz a linfa para circulação sanguínea para o lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado, além de que ele é guarnecido por duas válvulas semilunares, que evitam a passagem de sangue venoso para o ducto. Já o ducto torácico conduz a linfa para todo o corpo para o sangue, ele se estende da segunda vértebra lombar até o pescoço.

Exercício 1:

O sistema linfático, é um sistema vascular, paralelo ao sistema circulatório, via secundária de acesso, por onde líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sangue. A circulação linfática esta ligada à circulação sanguínea e aos líquidos teciduais. O sistema linfático é composto de:

A - Linfa, vasos linfáticos, troncos linfáticos, ductos e linfonodos

B - Linfa, sangue, vasos linfáticos, troncos linfáticos, ductos e linfonodos

C - Linfa, vasos linfáticos, vasos arteriais, linfonodos, tonsilas, timo e baço.

D - Linfa, vasos linfáticos, vasos venosos, linfonodos, tonsilas, timo e baço.

E - Nenhumas das alternativas estão corretas.

Comentários:

A - O sistema linfático é constituído pelos vasos linfáticos, linfonodos e linfa. Além de levar de volta para o sangue o líquido extravasado dos capilares sanguíneos, o sistema linfático absorve gorduras no intestino e tem participação especial na defesa do organismo. Os vasos linfáticos, então, captam esse excedente, devolvendo-o à circulação sanguínea. O calibre dos vasos linfáticos em certos locais, eles apresentam linfonodos, também chamados de nódulos linfáticos. Um órgão de nosso corpo rico em linfonodos é o baço. É também encontrado as tonsilas palatinas como axilas, pescoço, virilha, timo e medula óssea.

Exercício 2:

Os vasos linfáticos produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias evírus invasores. Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue é conhecido como linfa. A linfa é composta de:

A - Semelhante ao sangue, não possui hemácias, contem restos celulares e linfócitos.

B - Igual ao sangue, possui hemácias, restos celulares e linfócitos.

C - Semelhante ao sangue, possui hemácias, contem restos celulares e linfócitos.

D - Igual ao sangue, não possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com