TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos DisciplinaresII

Trabalho Escolar: Estudos DisciplinaresII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  2.530 Visualizações

Página 1 de 5

Estudos Disciplinares – Administração de Produção e Operações

Módulo/Conteúdo – Estudos Disciplinares

1. Pontos de restrição são conhecidos como gargalos produtivos que impedem o fluxo normal na produção e nos estoques. As empresas devem evitar que ocorram gargalos para que não ocorram atrasos nos pedidos dos clientes e aumento nos custos de estoques/produção. Entre as possibilidades que as empresas têm à disposição para identificar um gargalo estão, exceto:

A Identificar o equipamento com a menor capacidade de produção.

B Localizar as máquinas e os recursos que estão operando sem nenhuma folga.

C Verificar pontos da fábrica em que estão ocorrendo formação de estoques. D IDENTIFICAR O EQUIPAMENTO COM A MAIOR CAPACIDADE DE PRODUÇÃO.

E Identificar o equipamento com a maior utilização em produção.

Sugestão/Justificativa: a base dos pontos de restrição é identificar recursos limitados e não com a maior capacidade conforme a resposta.

2. O sistema MRP para realizar os cálculos das necessidades de produção e compra atua com os conceitos de demanda independente e demanda dependente. Avalie os produtos abaixo e assinale aquele que é considerado independente:

A PRODUTO ACABADO EMBALADO

B Acessórios de envio

C Produto acabado a granel

D Matérias primas

E Embalagens

Sugestão/Justificativa: o conceito de independente dos sistemas MRP toma como premissa a ideia de que os produtos acabados já passaram por todos os processos de transformação (agregação de valor) e não dependem de outros materiais/componentes para serem produzidos.

3. Sistema computacional desenvolvido nos EUA nos anos 50 que permitiu o cálculo das necessidades de materiais, produção e compras de produtos acabados, matérias-primas e insumos considerando: estoques, estruturas de produção (árvore) e os tempos de produção:

A KANBAN

B JIT

C APS D MRP

E ERP

Sugestão/Justificativa: o sistema MRP foi desenvolvido de forma a permitir a programação futura das necessidades de produção, venda, estoques e planejar os cálculos de matérias primas e insumos industriais em uma sociedade que aumentava o consumo de forma vertiginosa.

4. Observando a influência de cada objetivo de desempenho para a função produção, entende-se seu valor para os clientes externos e internos. Cada um deles afeta custos de forma distinta:

I. Operações de alta qualidade evitam desperdício de tempo, retrabalho ou serviços imperfeitos

II. Operações rápidas garantem entregas como planejado

III. Operações confiáveis reduzem o estoque em processo

IV. Operações flexíveis adaptam-se rapidamente às condições de rápidas, dramáticas e incontroláveis mudanças por que passamos no ambiente global.

Assim, pode-se afirmar que uma importante forma de melhorar o desempenho dos custos é melhorar o desempenho dos outros objetivos operacionais. As alternativas corretas acima são:

A I e II

B II e III

C III e IV D I E IV

E II e IV

Sugestão/Justificativa: para um bom observador, fica claro que operações rápidas auxiliam a reduzir o estoque em processo, e não garantir entregas como o planejado, que é a definição esperada para operações confiáveis.

5. Cabe à administração industrial elaborar o trabalho de definir o melhor sistema de produção em função do volume e o tipo de produto a ser fabricado pela empresa. Para produtos de grandes volumes com baixa variedade denominamos o sistema;

A PRODUÇÃO CONTÍNUA

B Produção por lotes

C Produção em Massa

D Produção sob encomenda

E Produção por projeto

Sugestão/Justificativa: o aumento da produtividade é conseguido com a máxima utilização dos recursos e para produtos homogêneos e de grande volume de venda devemos ter linhas de produção dedicadas só a este produto para obter o máximo ao menor custo e a produção contínua assegura estes condicionantes fabris.

6. A função que tem como objetivo administrar os contratos de suprimentos da empresa e emitir a programação das entregas aos fornecedores é denominada:

A PCP B COMPRAS

C RECEBIMENTO

D CONTROLE DE QUALIDADE

E CONTABILIDADE

Sugestão/Justificativa: a gestão de suprimentos é função da área de compras que deve receber as ordens de compra do setor de PCP e contatar os fornecedores para atender as ordens nos prazos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com