TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Socioculturais

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso: Ciências Aeronáuticas

Nome do estudante: João Pedro Willrs Saurin

Data: 14/08/2017

  1.   Ao realizar uma análise sobre relações étnico-racias no meu ambiente de trabalho, pude perceber uma grande variedade de etnias, as quais estão focadas em um mesmo objetivo: Ser piloto de avião e ou helicóptero. Atuando atualmente como instrutor de vôo no Aeroclube de Carazinho, tenho uma clientela de alunos das mais variadas etnias e culturas, com costumes diferentes e modos de agir um pouco diferentes do que estou acostumado.

No ambiente de qualquer aeroclube, mas voltando o assunto somente para o aeroclube de carazinho, é possível perceber como são as relações entre várias etnias e raças no dia-a-dia, tanto em sala de aula como no convívio em alojamentos, pois o ser humano é capaz de se relacionar de forma pacífica com qualquer outro ser, independendo da sua raça ou etnia.

Em um ambiente como o de um aeroclube, também fica clara a diferença de valores, de hábitos e de costumes de cada raça e etnia.

        É muito comum em momentos de confraternização a troca de experiências e a troca de conhecimentos por parte de cada integrante de uma certa região do país, que esta acostumado a tratar de algum assunto de um modo diferente do que os costumes de outro individuo que pertença a outra raça-etnia.

Ao final dessa pesquisa, pude perceber como o ser humano é capaz de se adaptar a diversos ambientes, não importando se nesse mesmo ambiente convivam pessoas de diversas etnias e diversas raças.

        Atritos sempre irão existir, pois cada um tem um pensamento e que com certeza traz esse pensamento devido ao tipo de cultura ao qual sua raça e etnia o tenham ensinado.

        

[pic 4]

Foto 1: Na foto , da esquerda para a direita João(Rio de Janeiro), Everton Henrique(Rio de Janeiro), Marlon(Rio Grande do Sul), Reginaldo( Rio de Janeiro), Dimas(Paraná).

Agachado: João Pedro Saurin

Aula de Regulamentos de Tráfico Aéreo Piloto Comercial/IFR

Instrutor: João Pedro Saurin

[pic 5]

Foto 2 – Vôo realizado de comemoração pelo termino da matéria de Regulamentos de Trafego Aéreo com a turma de Piloto Privado.

[pic 6]

Foto 3 – Confraternização pela aprovação do cheque da minha carteira de Instrutor de avião no aeroclube. Depois da foto, fui colocado dentro da caixa d’agua

  1.  No aeroclube onde trabalho onde comumente recebe alunos de todos os estados do país e até da Bolívia e Angola devido às aulas teóricas e práticas, percebesse facilmente a miscigenação de diferentes culturas e credos entre os alunos, mesmo todos sendo brasileiros, notasse muita diferença na maneira de ser de cada um e até na própria maneira de falar o português gerando muitas histórias de alojamento. Seria mentira alegar que tudo é perfeito em um grupo de diferentes mentes e opiniões, logo, em um aeroclube onde praticamente todos têm um apelido (nickname), brincadeiras por sotaque, cultura, dentre outras coisas ocorrem sim, mas não há um nível que entre em conflito ou gere atrito físico, mas de maneira semelhante os torcedores de futebol fazendo brincadeiras do time adversário.  Esse contato com culturas diferentes é algo necessário, principalmente no âmbito da formação do caráter das pessoas, independente do caminho que escolham, e particularmente no ramo da aviação é de extrema necessidade já que no futuro o piloto/comissário poderá ter de interagir com pessoas de todas as partes do mundo de diferentes raças e crenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (419.9 Kb)   docx (283 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com