TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Educação não Formal

Ensaios: Etapa 1 Educação não Formal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  203 Visualizações

Podemos definir a Educação Não Formal como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer. O conteúdo é preparado de acordo com as necessidades das pessoas envolvidas. Os principais campos para desenvolver esse tipo de atividade são: Museus, centros culturais, ONGs, zoológico / jardim botânico, teatros e entre muitos outros lugares.

A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo, sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que o circunda e suas relações sociais. Essas construções de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalecem o exercício da cidadania.

Essa modalidade de ensino é caracterizada por: influencia dos participantes na definição das atividades a serem trabalhadas, ter flexibilidade e ênfase na pratica relacionando o contexto local dos participantes.

A atuação de pedagogos, em espaços não formais com idosos tem como objetivos: desenvolver a autonomia dessas pessoas perante seu meio, ter novas alternativas de atividades, atualizarem seus conhecimentos, desenvolvimento pessoal e coletivo, conscientização política e social, alem de possibilitar a superação de conflitos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com