TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 Atpas Contabilidade

Monografias: Etapa 2 Atpas Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 2- O regime de competência e o regime de caixa

Passo 2

O regime de caixa na apuração do exercício é quando devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas nos respectivos exercícios, independentemente da data de ocorrência de seus fatos geradores, ou seja, nesse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e receitas que passaram pelo caixa.

Já o regime de competência decorre o princípio da competência, que é uma dos sete princípios fundamentais da contabilidade aprovados pela Resolução NR 750 de 29/12/1993, do Conselho Federal de Contabilidade, que deve ser observado por todos os contabilistas do Brasil de acordo com o art. 177 da Lei NR 6.404/1976, com o objetivo de uniformização dos procedimentos no desenvolvimento de suas atividades

profissionais. O princípio da competência estabelece que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Dessa forma, as despesas serão consideradas no exercício a que pertencerem, tenham ou não sido pagas, e as receitas serão consideradas no exercício em que foram geradas, tenham ou não sido recebidas.

Havendo a sobra de dinheiro no caixa, respectivamente não quer dizer que seja lucro,onde é necessário avaliar o desempenho da empresa, através dos dois regimes o de caixa e competência .

Vejamos alguns casos que demonstra essa situação :

• Venda a vista de itens comprados a prazo

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.

• Recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quando prazo para pagamento da Compra e superior ao de recebimento das vendas.

• Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda(venda de um bem imobilizado,e também empréstimos...)

Passo 3

1 Ajudar o contador da empresa a contabilizar a operação descrita neste passo, de acordo com o regime de Competência,e responder as questões a seguir, considerando que:

A Companhia Beta contratou, em 01/08/2010,um seguro contra incêndio para sua fábrica, com prazo de cobertura de três anos e vigência imediata. O prêmio foi de R$27.000,00,PAGO EM 3 PARCELAS IGUAIS MENSAIS,SEM JUROS,SENDO A ULTIMA PAGA EM 01/11/2010 .

1.1 Com base nas informações acima,responder:

1) De acordo com o Regime de competência,a Companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em 31/12/2010,o total de¬¬______________. Justificar a resposta.

2) Elaborar os lançamentos das seguintes operações:

a)Pelo registro do seguro (em 01/08/2010)

b)pagamento da primeira parcela(01/09/2010)

c)Apropriação como despesas da primeira parcela(31/08/2010)

Resolução:

1)Para a resolução do problema, usamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com