TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Afo

Ensaios: Etapa 3 Afo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 3

PASSO 1

Conceito de valor

O valor de um ativo, uma ação ordinária ou um título, é influenciado por três fatores principais: Fluxo de caixa do ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa. O fluxo de caixa de uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços, O fluxo de caixa de um título, que é uma obrigação de dívida a longo prazo, é uma quantia de juros recebida pelo detentor do título em um ano acrescida pela detenção em seu preço, já que os lucros aumentam o preço de um ativo e o risco reduz, todas as três condições seguintes são desejáveis para um crescimento contínuo:

1. O ativo deve produzir o fluxo de caixa continuamente;

2. O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva;

3. O risco deve ser controlado.

O estudo de risco na avaliação de um ativo deve receber mais atenção quando a economia se torna mais incerta, a taxa de desconto reflete o risco ou a incerteza da renda futura, o preço de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixas futuros.

Preço de um ativo = Valor presente de seus fluxos de caixas futuros

Avaliação de Títulos

As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações, a quantia de juros a ser recebida é a taxa de cupom, estabelecida em cada certificado do título, outra informação encontrada no certificado do título inclui a data do vencimento, o valor de face e o número de vezes que o juro é pago a cada ano, a data de vencimento é a data em que o emissor deve pagar ao investidor o valor de face do título, o valor de face de um título é o valor do título na data de seu vencimento. Como determinar o valor de um título:

1. Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;

2. Calcular o valor presente do valor de face;

3. Somar os dois valores presentes.

Ambos os valores, o de face e o de juros, devem ser descontados pela taxa de mercado. A fórmula geral para calcular o valor de títulos pode ser descrita como:

V b = I (FVPA r,n ) + F (FVP r,n)

Em que:

V b = valor do título

I = Valor do juro em cada período de tempo

F = Valor de face do título

r = taxa de desconto

n = número de períodos

Quando a taxa de juro de mercado cai, o juro recebido sobre títulos antigos é maior ao aplicado aos novos títulos devido as menores taxas de cupom, os títulos antigos são vendidos a um preço maior, o preço do título move-se inversamente a taxa de mercado, se a taxa de juro aumentar, o preço de um título com a taxa de cupom mais baixa declina, essa relação inversa entre a taxa de juro e o preço do título se mantém verdadeira para ações ordinárias e preferenciais.

Avaliação de ações preferenciais

Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixo das companhias emitentes a intervalos regulares, as ações preferenciais não tem data de resgate, sendo assim os dividendos podem ser considerados uma perpetuidade, o valor dessa ação também pode ser determinado descontando o valor presente de seus dividendos em um período infinito de tempo.

Essa equação pode ser reescrita com um fórmula de perpetuidade simples:

V p = D/K

Avaliação da ação ordinária

Os compradores da ação ordinária investem na propriedade da companhia emitente, os dividendos das ações ordinárias não são garantidos, a política de dividendos de cada companhia depende da lucratividade da empresa e da disponibilidade de fundos, os dividendos pagos em um ano podem ser maiores ou menores que os pagos no ano anterior, há anos que nenhum dividendo é pago.

No decorrer do tempo, o dividendo anual por ação pode permanecer fixo, crescer a uma taxa constante, ou ter crescimento relativamente alto durante alguns anos, e depois, crescer a uma taxa constante. Devido a essas possibilidades, o cálculo do preço da ação ordinária requer cuidadosa projeção dos futuros dividendos. O preço da ação ordinária e determinado principalmente por três fatores: Os dividendos anuais, o crescimento dos dividendos e a taxa de desconto. A taxa requerida de retorno é a taxa que irá descontar os dividendos futuros, se a companhia tiver alto nível de risco, os investidores preveem uma alta taxa requerida de retorno.

Avaliando ações sem crescimento de dividendo

Sendo (D) o dividendo anual constante e (K s), a taxa requerida de retorno, o preço da ação ordinária (P o), pode ser determinado descontando os futuros dividendos, assim:

P o = D 1/(1+K s)1 + D 2/(1+K s)2 + D3/(1+k s)3 + ... + D/(1+k s )

Observe que essa é uma equação familiar, a mesma que você já empregou para calcular o valor da ação preferencial. A única diferença é a taxa requerida de retorno (K) da ação ordinária, que depende do risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com