TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Definição De Ética

Artigo: Etapa 3 Definição De Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3

Passo 2

a) Quais as definições de organização?

Organização é definida quando duas pessoas ou mais executam diversas atividades, de forma coordenada e organizada a fim de atingir um objetivo comum pré-definido.

a) Qual o perfil de uma empresa ética?

A Ética faz toda a diferença em uma organização, ela apropria recursos para que a empresa venha a incorporar atributos como a justiça, o respeito mútuo, reciprocidade e imparcialidade, qualidades essas, que fazem refletir as formas como ela trata todo o seu sistema – parceiros, clientes, fornecedores, empregados – assim como todo um contexto social, que são medidas pelo grau com que mantém sua palavra.

O perfil de uma empresa ética é aquela composta por profissionais éticos, preparados tecnicamente e moralmente para exercer funções dentro da organização com sinceridade, honestidade e transparência, que fala quando necessário e cala quando é preciso. Sabe lidar com qualquer tipo de pessoa. Atualmente, existem muitos profissionais dando preferência a salários menores, mas trabalhar com ética, do que ser melhor remunerado, obrigando-se a levantar conflitos entre seus princípios éticos.

Uma empresa se torna ética a partir da apropriação de todas as normas e regras. Buscando ser honesta, justa e democrática, por uma questão de princípios, conquistando o respeito e a confiança dos seus empregados, clientes, fornecedores, investidores e outros, estabelecendo um equilíbrio entre seus interesses econômicos e a sociedade, apresentando com clareza suas regras básicas de conduta que devem orientar as relações interpessoais de forma ética, valorizando sempre o ser humano.

b) Quais as formas de gestão ética?

A ética faz parte da estratégia das empresas tanto quanto os resultados por isso deve-se atentar-se para que seus processos e colaboradores estejam em conformidade.

Daí a importância das organizações investirem em um programa de gestão da ética que compreenda ações, como:

- Elaboração de código de conduta: ferramenta que abrange, além de normas e diretrizes sobre valores éticos que devem ser seguidos, os comportamentos que a empresa espera de seus funcionários em situações específicas.

- Política de comunicação permanente: é importante que a organização adote, para seus colaboradores, medidas educativas quanto aos valores éticos expressos no código de conduta. O intuito é ampliar o grau de aderência desses valores aos valores dos funcionários.

- Estabelecer sistema de recrutamento centrado na ética:atração, seleção e retenção de funcionários que compactuam com os valores éticos incorporados pela organização torna-se fundamental, uma vez que a não aderência a tais valores pode facilitar a adoção de comportamentos sem compromisso com a ética, nos quais os agentes atuam em consonância com seus interesses pessoais em detrimento dos interesses da organização.

- Instituir comitê de ética: recomenda-se que as organizações constituam um comitê de ética, com responsabilidade educativa. O monitoramento de ambientes e de transações está correlacionado com a instituição de sistemas de controle interno, cujo objetivo é reduzir as possíveis vulnerabilidades existentes nos processos da organização e assim mitigar riscos.

c) É possível um gestor tomar decisões com base na ética? Explique.

Discutir sobre ética é estimular o Espírito critico nas organizações. Para enfrentar todas as ameaças, que a liberação do mercado pode proporcionar, as organizações deverão adotar um novo perfil, ou seja, estabelecer e desenvolver ética dentro das organizações.

Gestores, ou seja, administradores de uma empresa, quando normas são aplicadas apelam para necessidade de desenvolver nas empresas uma cultura em que honestidade, a integridade, a justiça, a confiança e o respeito sejam valores desejados. O respeito das diferentes culturas na empresa motiva os colaboradores à ética de sucesso.

O gerente dentro das organizações, no que diz respeito às suas capacidades funcionais e pessoais; trata-se sobre da função e importância, de limitações do indivíduo e do seu caráter e prova que cada um pode assumir com competência sua função, exercendo papel de liderança.

Portanto, um bom líder precisa refletir se o seu objetivo está alinhado com a ética e equilibrar; sua visão ética, considerar não apenas suas opiniões como também as necessidades das pessoas e as exigências das situações.

Os gestores não podem demonstrar preocupações diante dos colaboradores ou clientes. Portanto, eles devem criar estratégias, ou seja, usar mecanismos para refletir sobre o conceito de empresa. E, para uma gerencia inovadora é necessário a busca do bem comum, atuação em nível de questionamento, comentários de responsabilidade social, e visão do futuro, além de exercer o papel facilitador, ou seja, demonstrar ética profissional, relacionada com a marca da empresa.

d) Quais as características éticas do profissional de hoje?

Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores, é proceder sem prejudicar os outros, ser bom, correto, justo e adequado.

Além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com